A Huawei foi certificada com a primeira Carbon Footprint Verification (CFV) a nível mundial para inversores solares fotovoltaicos. Este reconhecimento foi atribuído pela British Standards Institution (BSI), entidade de renome internacional dedicada ao desenvolvimento de standards e special adviser da United Nations Framework Convention on Climate Change.
“Tendo em consideração a extrema importância de estabelecer e desenvolver um sistema de gestão da pegada de carbono na indústria fotovoltaica (PV)”, a Huawei tem vindo a “consolidar a sua posição neste sector”, contando já em Portugal com uma unidade de negócio de Digital Power, focada em três áreas distintas: mercado residencial, clientes industriais e grandes centrais fotovoltaicas, cujas “soluções se apoiam nos mais de 30 anos de experiência em tecnologia de informação digital”, refere a empresa em nota de imprensa.
Face ao seu conceito de desenvolvimento — verde, de baixo carbono e sustentável —, que acompanha todo o ciclo de vida dos inversores, a certificação atribuída pela BSI “comprova a capacidade da tecnológica de avaliar a sustentabilidade ambiental dos produtos em todo o seu ciclo de vida e reconhece os esforços da multinacional para reduzir as emissões de carbono, aumentar a participação de energia renovável e promover a economia circular”.
A indústria fotovoltaica, como um dos principais contribuintes para a energia renovável, está a registar um crescimento explosivo dadas as metas de neutralidade carbónica a atingir a nível global até 2050. Embora a geração de energia fotovoltaica seja amplamente reconhecida como uma forma importante de reduzir as emissões de carbono, nem todos os produtos fotovoltaicos são de baixo carbono, realça a mesma nota.
Como tal, a redução da pegada ambiental “assume-se como fundamental para a descarbonização dos sistemas de energia, mas, para atingir esse objectivo, é importante analisar e gerir a pegada, bem como o impacto das emissões durante a produção dos componentes do sistema fotovoltaico”.
Para dar resposta a estas “exigências, fundamentais rumo a um mundo mais verde e ambientalmente sustentável, a Huawei mantém o empenho em fortalecer as suas capacidades de baixo carbono. Nesse sentido, tem procurado desenvolver tecnologias inovadoras para criar mais produtos com baixas pegadas e dessa maneira acelerar a redução de emissões tanto a nível interno, como para os seus clientes”.
Na sequência deste compromisso com a sustentabilidade ambiental, salienta a mesma nota que as soluções da Huawei para esta área “têm possibilitado a alimentação de milhões de residentes e centenas de indústrias”.
Agricultura e Mar