Início / Agricultura / Oxitester analisa azeitona e azeite em 6 minutos

Oxitester analisa azeitona e azeite em 6 minutos

A Tecnilab Portugal anuncia o Oxitester, um analisador automático de azeite, pasta da azeitona e óleos vegetais, o qual diz garantir o “controlo da qualidade do azeite de um modo rápido, simples e preciso sem necessidade de um laboratório dedicado e pessoal especializado”.

O CDR Oxitester é um sistema de controlo da qualidade da azeitona e do azeite em todas as suas etapas do processo de produção. A realização de análises químicas não necessita da preparação de amostras.

Os reagentes são fornecidos pré-preparados, evitando aos operadores entrar em contacto com compostos tóxicos ou cancerígenos, não existindo necessidade de lavar recipientes ou vidros tradicionais.

Segundo a Tecnilab, o CDR Oxitester pode determinar:

  • Ácidos gordos livres (FFA) / Acidez em 1 minuto
  • Valor de peróxido em 4 minutos
  • Polifenóis / Índice de Estabilidade Oxidativa em 6 minutos
  • K 270 em 1 minuto

Adianta a empresa que é possível analisar 16 amostras ao mesmo tempo e que quanto aos métodos de análise, o sistema é fornecido calibrado; o controlo das células de leitura realiza-se sempre que se liga o equipamento e as curvas de calibração estão pré-instaladas. No entanto realça que pode efectuar-se uma calibração personalizada de um modo simples e rápido.

Sistema de extracção

Quanto ao sistema de extracção, é constituído por uma prensa, dois recipientes e uma série de acessórios opcionais (pipetas, cuvetes para centrífuga, espátulas, etc.) e uma centrífuga para purificar o produto extraído. O sistema pode ser usado com uma grande variedade de matrizes de alimentos: azeitonas frescas para testes em pequenas quantidades de óleo e todos os tipos de frutos secos, para extrair óleos de nozes, amendoins, amêndoas, castanha do Brasil.

Também é possível extrair óleos de sementes de girassol sem necessidade de remoção da casca. O sistema pode igualmente ser usado para prensar frutas e vegetais para obter amostras líquidas para teste.

O sistema foi desenhado para obter pequenas amostras que são, no entanto suficientes para serem testadas com instrumentação CDR.

Conheça a ficha técnica do analisador automático de azeite, pasta da azeitona e óleos vegetais Oxitester aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Componentes em cortiça by Amorim ajudam a reduzir pegada de carbono dos pavimentos

Partilhar              Os componentes de cortiça NRT62 com e sem barreira de vapor by Amorim, produtos da …

2 comentários

  1. De que forma podemos adquirir uma aparelho ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.