A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo destacou uma equipa de trabalho para acompanhar em permanência as condições meteorológicas registadas em toda a extensão da Via Navegável do Douro. Esta equipa tem vindo a realizar pontos de situação diários com os operadores e outras entidades da região, como a Capitania do Porto do Douro.
“As condições do estado do tempo têm vindo a registar melhorias e não se prevê um agravamento nos próximos dias. No entanto, considerando a instabilidade meteorológica e hidrológica que potenciam variações de cotas, caudais e velocidades de correntes”, a APDL mantém interdita a navegação até garantir a segurança da navegabilidade no curso fluvial do Douro.
Neste contexto, a APDL mantém o apelo para que, nos próximos dias, sejam encetadas medidas mitigadoras dos impactos destas condições, nomeadamente o reforço das amarrações das embarcações/navios, bem como a guarda e vigilância das estruturas e/ou equipamentos flutuantes licenciados e concessionados pela APDL ou propriedade de particulares que se encontrem junto às margens.
Recorde-se que, esta quarta-feira, 10 de Fevereiro, a APDL suspendeu a navegação, motorizada ou não motorizada, em toda a extensão da Via Navegável do Douro e apelou ao reforço das amarrações das embarcações/navios.
As medidas implementadas decorreram das condições meteorológicas registadas e dos elevados caudais do rio que potenciam a movimentação de material flutuante ao longo do curso fluvial.
Agricultura e Mar Actual