O presidente da Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar, Joaquim Barreto, acompanhado pela deputada Palmira Maciel, visitou, dia 23 de Janeiro, o Banco Português de Germoplasma Vegetal, onde se inteirou do trabalho de investigação que ali se desenvolve e onde ouviu o presidente do INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, solicitar apoio para “a modernização e upgrade das tecnologias do banco”.
O Banco Português de Germoplasma Vegetal é uma das maiores infra-estruturas de conservação de recursos genéticos do mundo, que guarda actualmente uma colecção de mais de 47 mil amostras de 150 espécies e 90 géneros de cereais, plantas aromáticas e medicinais, fibras, forragens e pastagens, culturas hortícolas e outras espécies.
“Nós ficámos muito sensibilizados com o trabalho deste Banco de Germoplasma de Braga e estamos aqui também para mostrar o nosso apoio e ajudar a que este equipamento possa ampliar e potenciar a sua investigação, que entendemos como muito importante para o futuro”, sublinhou Joaquim Barreto. “Na verdade o que nós queremos mesmo é uma agricultura mais moderna, mais competitiva e mais sustentada para o futuro, mas para isso temos que ter as bases seguras para o fazer, algo que só se consegue a partir da investigação”, frisou o presidente da Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar.
Aquele responsável garantiu ainda que a sua comissão será uma “aliada” deste projecto do INIAV, prometendo ser intermediário junto do Governo e das suas estruturas, advertindo para a importância crucial do Banco de Germoplasma Vegetal.
Joaquim Barreto afirmou também que “a agricultura pode ser o maior aliado para o combate à desertificação do Interior, pois estamos com cada vez menos Interior, menos identidade e por isso também menos Portugal”.
Agricultura e Mar Actual