Os técnicos do Instituto Nacional de Estatística (INE) esperam que a produção de azeitona deverá registar um aumento de 15% face a 2023, essencialmente devido à entrada em produção de novos olivais, maioritariamente no Alentejo, e ao incremento da produtividade nos olivais intensivos em sebe.
A produção prevista para 2024 é de 1.375 mil toneladas, das quais 1.353 mil toneladas serão destinadas à produção de azeite, revela o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Janeiro de 2025, do INE, salientando que também em Trás-os-Montes a produção de azeitona foi consideravelmente superior à da campanha passada.
Relembre-se que segundo a análise semanal do SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas, relativa ao período de 13 a 19 Janeiro 2025, terminou a campanha de comercialização azeitona para azeite 2024/25 nas áreas de mercado do Alentejo Central e Alentejo Norte e continuou no Alentejo Sul e Trás-os- Montes, com ligeira subida da cotação média.
“O produto classifica-se como bom em relação à sua qualidade no Alentejo, onde o mercado se caracterizou por uma oferta alta para uma procura de média a alta”, realçam os técnicos do SIMA.
Pode ler o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Janeiro de 2025 aqui.
Agricultura e Mar