A Igreja do Convento de S. Bento de Avis vai ser palco de registo do álbum de estreia a solo de Luís Martins, guitarrista dos Deolinda, de 5 a 11 de Fevereiro.
Intitulado “Tentos – invenções e encantamentos”, o álbum, com interpretação e co-autoria de Luís José Martins, co-produção de Joana Sá e gravação de Hélder Nélson, a editar no final do próximo mês de Maio, será composto por seis temas de música original para guitarra clássica, num registo que irá fazer-se ouvir naquele templo, espaço que, mercê das suas excelentes condições acústicas, “se apresenta perfeito para levar a cabo este projecto único”, apoiado pelo Município de Avis e pela Fábrica Paroquial da Igreja de Avis.
Membro de vários projectos
Luís José Martins, músico-intérprete, criador, arranjador e improvisador, desenvolve o seu trabalho entre a música popular e a música contemporânea. Membro dos projectos Deolinda, Almost a Song, Powertrio e Turba Multa, tem vindo a apresentar-se regularmente em várias programações e gravado para inúmeras editoras, rádios e televisões de referência, tanto a nível nacional como internacional. Compôs, em parceria com Pedro da Silva Martins, canções para intérpretes como António Zambujo, Ana Moura, Cristina Branco, Mariza, Hélder Moutinho e ouros mais.
Estudou guitarra clássica em Lisboa, Paris, Orléans e Castelo Branco, tendo a licenciatura neste instrumento, e estudou, entre outros, com o mestre uruguaio Betho Davezac com quem obteve o Diplôme de Perfectionnement (Conservatoire de Meudon/Paris).
Agricultura e Mar Actual