Impulsionar a inovação, tornar a indústria alimentar na região do Atlântico mais competitiva e garantir a sua sustentabilidade a longo prazo. Este é o propósito do Hub4Food – Hub de Inovação Alimentar do Atlântico, um projecto europeu promovido em parceria com o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente do Politécnico de Leiria, que visa a criação de um hub de inovação, onde grupos agrícolas, alimentares e de investigação trabalhem em conjunto para melhorar as ligações e as capacidades da indústria alimentar, especialmente no fabrico de novos e melhores produtos alimentares, com destaque para os produtos do mar.
O projecto, liderado pela Asociación Cluster Alimentario de Galícia (Espanha), arrancou oficialmente no mês de Janeiro e objectiva não só a criação de um programa orientado pelas necessidades do mercado, que irá testar e aprovar novas tecnologias na indústria alimentar, assim como a disponibilização de serviços de apoio às empresas do sector alimentar, ajudando-as a ultrapassar desafios e a satisfazer as suas necessidades, refere uma nota de imprensa do MARE .
O Hub4Food pretende incluir todos os envolvidos no processo – investigadores, decisores políticos e público – para garantir que a sua abordagem é abrangente. Numa primeira fase do projecto serão identificadas algumas das principais necessidades e oportunidades e estabelecidas colaborações com PME sob a forma de projectos-piloto de I&I (Investigação e Inovação), estando o MARE – Politécnico de Leiria envolvido na sua selecção.
A decorrer até final de 2026, o Hub4Food representa um investimento de 3,08 milhões de euros, contando com um financiamento de 2,31 milhões de euros de fundos europeus.
Roteiro tecnológico
Uma das etapas seguintes é o desenvolvimento de um roteiro tecnológico que indique o potencial de inovação e de crescimento da indústria alimentar no espaço Atlântico, servindo de base de dados das organizações nessa área, acrescenta a mesma nota.
O projecto é liderado pela Asociación Cluster Alimentario de Galícia (Espanha) e, além do MARE – Politécnico de Leiria, tem como parceiros: Asociación Nacional de Fabricantes de Conservas de Pescados y Mariscos – Centro Técnico Nacional de Conservación de Productos de la Pesca (Espanha); EIT Food Basque S.L. (Espanha); InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro (Portugal); Associação Centro Apoio Tecnológico Agro Alimentar (Portugal); Valorial (França); Laboratoire d’Essais des Matériels et Produits Alimentaires (França); BIA INNOVATOR CAMPUS CLG (Irlanda); PRAXENS (França); Teagasc – Agriculture and Food Development Authority (Irlanda).
Saiba mais sobre o projecto aqui.
Agricultura e Mar