O turismo rural não é para massas, é para ser apreciado com calma. Assim, um grupo de jornalistas, operadores turísticos, agentes de viagens e outros profissionais da área do turismo foram convidados a conhecer durante uma semana um novo lado de Portugal, o turismo no espaço rural.
Esta iniciativa surge no âmbito do projecto SIAC “Criação da marca Hotéis Rurais” da AHRP – Associação de Hotéis Rurais de Portugal, que conta com vários apoios privados e públicos, designadamente, do Compete/Qren.
O objectivo desta “fam trip” foi revelar os lugares menos conhecidos pelo turista internacional, mostrar aos profissionais de turismo lugares diferentes e fora dos habituais e massivos destinos turísticos.
A criação da marca HRP – Hotéis Rurais de Portugal visa o desenvolvimento de um conceito forte, global, com efeito unificador que promova e dinamize o sector do turismo em hotel rural. A aposta tem por base propostas de cultura, romance, animação, saúde, desporto e descanso e oferecendo serviços de elevada qualidade.
A AHRP – Associação dos Hotéis Rurais de Portugal, é uma associação sem fins lucrativos que, tem por missão a qualificação e promoção da rede de Hotéis Rurais em Portugal, potenciando assim o valor turístico de cada região.
Neste contexto, a associação tem pela frente os seguintes desafios:
– aumentar a taxa de ocupação dos hotéis rurais;
– qualificar e aumentar o número de postos de trabalho existentes nos hotéis rurais;
– facilitar a negociação com os operadores turísticos, parceiros e clientes, na promoção de uma oferta global;
– coordenar todo o processo de organização e sistematização do produto e dos preços no sentido de levar a cabo, com sucesso, as negociações entre operadores, clientes e hoteleiros, dinamizando canais de distribuição, incentivando formas de promoção;
– criar para todos os intervenientes um ponto central de contacto para reservas e acções promocionais, servindo de interlocutor entre os turistas e os hotéis rurais e na informação complementar das potencialidades existentes;
– Criar um caminho convergente dos hotéis rurais, fornecendo linhas orientadoras para a uniformização da imagem e da qualidade do produto e da sua diversificação, criando-se assim a marca ‘Hotel Rural’.
Segundo a HRP, o turismo em Hotel Rural pode ser definido como o turismo realizado em empreendimento de turismo no espaço rural que, pela sua traça arquitectónica e materiais de construção, respeita as características dominantes da região onde está implantado, podendo instalar-se em edifícios novos que ocupem a totalidade de um edifício ou integrem uma entidade arquitectónica única e respeitem as mesmas características.
“O hotel rural tem-se revelado um segmento de elevado potencial, encontrando-se actualmente em fase de grande crescimento em Portugal, porém, a realidade reflecte a necessidade de se pensar e estruturar este tipo de turismo de forma dinâmica, nomeadamente promovendo-a a nível internacional”, explica a associação.
Agricultura e Mar Actual