O secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, afirmou que o Governo está a tomar medidas para mitigar os efeitos da seca. Uma dessas medidas é a implementação do Programa Nacional de Regadios, que prevê a construção de 100 mil hectares de regadio, que representa um investimento público de 560 milhões de euros, até 2023.
“Não podemos resolver o problema, não podemos fazer chover, mas temos de encontrar fórmulas que nos permitam mitigar os efeitos da falta de chuva” disse Luís Medeiros Vieira em Braga, na inauguração da 52.ª Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação (AGRO 2019).
Construção de 100 mil hectares de regadio
Sobre a construção de 100 mil hectares de regadio, o secretário de Estado referiu que o objectivo é “direccionar investimento para a criação reservas de água, que permitam suprir carências, e para a implementação de sistemas que promovam o uso eficiente deste recurso”.
Luís Medeiros Vieira admitiu que a seca é uma situação preocupante, mas relembrou que, com as alterações climáticas, vão ocorrer cada vez mais fenómenos extremos.
“Cada vez mais as alterações climáticas estão na ordem do dia, não é fácil resolver estes problemas, temos de encontrar sempre as causas mais profundas. Tem sido feito todo um trabalho para identificar as situações, por que é que acontecem e, ao mesmo tempo, quais as melhores soluções”, afirmou ainda o governante.
Agricultura e Mar Actual