Início / Mar / Construção Naval / Grupo ETE reforça aposta na operação portuária em Cabo Verde

Grupo ETE reforça aposta na operação portuária em Cabo Verde

O Grupo ETE marca este ano presença na Feira Internacional de Cabo Verde (FIC), a decorrer na cidade do Mindelo, onde acaba de anunciar a sua decisão de reforçar significativamente a presença no país e os novos investimentos que acaba de concretizar.

Este player português do sector marítimo e portuário está interessado e decidido a apresentar uma proposta para a operação portuária, constituiu uma sociedade armadora de direito cabo-verdiano – a única no país habilitada a efectuar transporte marítimo internacional — e está a ultimar o processo de passagem de um dos seus navios para bandeira de Cabo Verde, além de continuar empenhado em concorrer à concessão da Cabnave.

Fundado em 1936 e hoje o maior grupo português a operar em Portugal no sector da economia do mar, o Grupo ETE já serve Cabo Verde há mais de 29 anos através do seu armador Transinsular.

Luís Mira de Oliveira, administrador do Grupo ETE, com o pelouro de Cabo Verde revela: “acabei de sair de uma reunião com os responsáveis do Governo, na qual reiterei que estamos empenhados em apostar e investir no país, dando o nosso contributo para a afirmação de Cabo Verde como o hub para a África Ocidental. Por isso, apresentei a nossa disponibilidade para construir em conjunto soluções que congregam uma visão integrada e estruturante da operação portuária, do transporte marítimo inter-ilhas e regional, da logística e da construção naval”.

No que à operação portuária diz respeito, o Grupo ETE está a concluir a constituição da empresa ETE Cabo Verde – Operações Portuárias, visando apresentar uma proposta para a gestão dos Portos da Praia, Mindelo, Palmeira e Sal Rei — seja em regime de concorrência, consórcio ou com base em outro modelo a definir pelo Governo de Cabo Verde —, que seja vantajosa para ambas as partes.

Nova sociedade armadora

Entretanto, o Grupo ETE acabou de constituir a Transinsular Cabo Verde – Transportes Marítimos Insulares de Cabo Verde, uma sociedade armadora de direito cabo-verdiano. Actualmente, esta é a única no país habilitada e a cumprir todos os requisitos para efectuar o transporte marítimo internacional, ligação aos mercados atlânticos de proximidade e cabotagem.

Adicionalmente, está a ultimar o processo de passagem de um dos seus navios (Ponta do Sol) para este novo armador, o qual será operado sob bandeira de Cabo Verde. Este é um navio certificado e classificado com standards internacionais e que cumpre todos os requisitos para navegar em águas internacionais, permitindo ao Grupo ETE oferecer um serviço pioneiro no mercado, a partir de Cabo Verde para o Mundo.

Aquele administrador do Grupo ETE, explica que “esta operação é relevante para o desenvolvimento da nossa actividade no mercado de Cabo Verde e foi possível porque temos navios próprios, o que implica capacidade de investimento e não depender de navios afretados. Tomámos esta decisão porque acreditamos no mercado de Cabo Verde e olhamos o futuro com confiança”.

Transferir know-how para a Cabnave

O Grupo ETE, fruto dos seus mais de 80 anos de experiência na economia do mar e do know-how técnico que detém nos seus dois estaleiros navais localizados no Porto de Lisboa, os quais desenvolvem projectos nacionais e internacionais, está disponível para transferir para a Cabnave o seu conhecimento neste sector e assim contribuir para o desenvolvimento da empresa.

Luís Mira de Oliveira, esclarece que “também já manifestámos aos Srs. Ministros das Finanças e da Economia que, continuamos totalmente interessados e empenhados na concessão da Cabnave, – ou em outro modelo de parceria público-privada que vier a ser decidida pelo Governo —, um sector fundamental de suporte à afirmação de Cabo Verde na região Atlântica”.

Serviço África Expresso

Por outro lado, o Grupo ETE, via o seu armador Transinsular, oferece, desde 1 de Outubro de 2017, o serviço África Expresso, actualmente o mais competitivo do mercado sendo o único serviço regular directo (sem transbordo) com frequência a cada 10 dias, desde Portugal (Leixões e Lisboa) /Canárias para a Praia, Mindelo, Sal e Boavista, com o menor transit-time do mercado, fazendo Portugal/Cabo Verde em 5 dias.

O serviço África Expresso é ainda a solução de exportação marítima mais rápida para produtos oriundos de Espanha para Cabo Verde – seja da Galiza via Leixões, ou de outras origens via Las Palmas —, é o único a oferecer ligação regular directa entre Portugal, Sal e Boavista, tem agências e operadores logísticos locais próprios – Praia, Mindelo, Sal e Boavista — e opera este serviço com navios próprios, incluindo equipamentos e tripulações.

Miguel Paiva Gomes, CEO da Transinsular, destaca que “o serviço África Expresso optimiza tanto as soluções de transporte de mercadorias para Cabo Verde originárias de Portugal e Espanha, como para a Guiné-Bissau, Mauritânia e Canárias. Para além disso, consolida a posição da Transinsular como parceiro preferencial na exportação de peixe para a Europa, garantindo ainda a ligação entre aqueles mercados e o Norte da Europa, Báltico, Mediterrâneo e Ásia, entre outros“.

Transporte marítimo de carga inter-ilhas

O Grupo ETE quer ainda apresentar uma proposta para o transporte marítimo de carga inter-ilhas que entregue aos agentes económicos, competitividade, regularidade, flexibilidade e confiabilidade, e seja promotora de adequadas soluções logísticas alinhadas com a intermodalidade e capazes de contribuir para o desenvolvimento das economias locais.

Nesta área, o Grupo ETE, via o seu armador Transinsular, tem uma larga experiência no transporte marítimo de carga em mercados insulares – Açores, Madeira e Canárias.

Luís Mira de Oliveira declara querer “firmar um compromisso de longo prazo para a prestação do serviço inter-ilhas. Estamos convictos que o serviço Africa Expresso, prestado pelo nosso armador Transinsular, tem a mais-valia de poder potenciar o inter-ilhas e, consequentemente, impulsionar as trocas comerciais entre as diversas ilhas, beneficiando de soluções economicamente-eficientes, à medida das necessidades de cada cliente, de cada mercado e das suas comunidades”.

E acrescenta que “apesar do core da nossa operação de transporte marítimo ser a Carga, estamos disponíveis para, se necessário, construir uma solução em parceria com outros players. Em Portugal, já participamos em soluções de transporte de passageiros, de que é exemplo a gestão e operação do ferry em Aveiro.”

Por fim, Luís Mira de Oliveira, salienta “que Cabo Verde é um mercado onde podemos acrescentar valor e onde, simultaneamente, o Grupo ETE pode prosseguir o crescimento natural das suas operações core (portuário, transporte marítimo, logística e construção e reparação naval). Adicionalmente, o facto de partilharmos a mesma língua, contribui para construir relações duradoras e de confiança”.

O Grupo ETE, de capital português e fundado em 1936, integra seis das principais áreas de actividade da economia do mar – operação portuária, transporte fluvial, transporte marítimo, agentes de navegação, operação logística e engenharia e reparação naval – e engloba mais de 40 empresas que se complementam entre si.

A sua vasta experiência na economia do mar tornou o Grupo ETE numa referência a nível nacional e internacional, estando presente em 5 países (Cabo-Verde, Colômbia, Moçambique, Portugal e Uruguai) e 3 continentes.

É o maior operador português de terminais portuários, com um total de 6 concessionados. Estes totalizam mais de 4 km de cais, onde movimenta todo o tipo de cargas – contentores, carga geral, granéis sólidos e líquidos -, utilizando gruas e equipamento portuário de última geração. Está na vanguarda das empresas que, em Portugal, movimentam granéis sólidos e líquidos, com mais de 16,4 milhões de toneladas anuais.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.