O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, anunciou que o Governo vai obrigar a rotular a carne de porco “com a origem do produto, para que os consumidores, quando vão comprar carne de porco, saibam se é porco importado ou nacional”, num seminário sobre produção de leite no Entre Douro e Minho, em Braga.
Capoulas Santos acrescentou que também já apelou à indústria de lacticínios para que, nos pacotes de leite, queijo e manteiga, seja “claramente posta a identificação nacional”, eventualmente até a bandeira nacional.
A rotulagem “na carne do porco, será obrigatória: temos base legal para essa imposição. Nos produtos lácteos, a regulamentação comunitária não nos permite uma determinação com essa clareza, mas nada impede à indústria de o fazer”, disse o ministro.
Em relação às importações destes produtos, Capoulas Santos disse que vai ser apertada a fiscalização, para que os produtos entrem em Portugal respeitando as regras da União Europeia.
Os sectores da carne de porco e do leite vivem uma crise de sobre-produção, nomeadamente na sequência do fecho do mercado russo a estes produtos da União Europeia por razões políticas.
Capoulas Santos recordou que o Governo está a trabalhar numa linha de crédito de 20 milhões de euros para acudir aos problemas de tesouraria e endividamento dos empresários dos sectores do leite e da suinicultura.
Agricultura e Mar Actual