A Secretaria Regional da Educação dos Açores pretende estender o programa Educar para uma Geração Azul a mais escolas e ilhas da Região, “elevando a literacia do oceano dos alunos entre os seis e os 10 anos”.
O anúncio foi feito pela titular da pasta, Sofia Ribeiro, numa reunião tida ontem, 28 de Maio, com os conselhos executivos de todas as escolas públicas da Região, bem como das escolas privadas, com paralelismo pedagógico.
Sofia Ribeiro explicou que, com a extensão deste programa a mais escolas do 1.º ciclo, “a Secretaria da Educação pretende garantir uma efectiva alteração de comportamentos relativamente à conservação do oceano, valorizar o seu capital natural único e criar uma geração verdadeiramente consciencializada para a necessidade de gerir o oceano de forma sustentável”.
Parceria com a Fundação Oceano Azul
Este programa insere-se numa parceria entre o Governo Regional dos Açores e a Fundação Oceano Azul que, de acordo com a governante, pretende “criar novas vias para o desenvolvimento económico e sustentável da Região”.
O programa Educar para uma Geração Azul já deu formação a 900 professores do 1.º ciclo do país, abrangendo um total de 15 mil alunos e 170 escolas. Nos Açores, até este momento, estão integradas no projecto escolas das ilhas de São Miguel, Terceira, Pico e Faial.
Agricultura e Mar Actual