Início / Mar / Aquacultura / Governo Regional da Madeira prepara exportação por via aérea de atum para o Reino Unido e japão

Governo Regional da Madeira prepara exportação por via aérea de atum para o Reino Unido e japão

O Governo Regional da Madeira está a estudar a possibilidade de exportar novos produtos de pesca por via aérea, como o atum rabilho, muito valorizado em Londres e no Japão. Nesse sentido o secretário Regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, reuniu por vídeo conferência esta terça-feira com o presidente do consórcio Madeira Air Integrated Solution, António Beirão.

Eliminar constrangimentos e barreiras aeroportuárias e aéreas que dificultam o aumento da exportação de produtos regionais oriundos da aquacultura e da pesca da Madeira para o território do continente e outros países, foi o tema da reunião de trabalho.

800 toneladas de dourada da Madeira exportadas

A empresa que trabalha em parceria com a Swiftair, detentora de mais de 100 aviões, assegura o transporte de carga aérea entre a Madeira e Lisboa, tendo reforçado em 25%, em plena pandemia, a capacidade de carga. Para este desempenho contribuíram as cerca de 800 toneladas de dourada da Madeira exportadas para o mercado nacional.

Teófilo Cunha pretende valorizar comercialmente os produtos da pesca regional e nesse sentido tem reunido com diversas entidades para com elas encontrar soluções que permitam iniciar a exportação de novas espécies, entre elas o atum rabilho, que em Londres ou no Japão, por exemplo, atingem valores altos.

Para isso, a Região, as empresas e os operadores regionais do sector “precisam de se reorganizar, alterar práticas” e encetar o processo de certificação de “exportador autorizado”, que se traduz numa cadeira de processos de higiene e segurança alimentar que garante “peixe fresco e com elevado grau de qualidade”, sublinhou o governante.

O presidente do consórcio assegurou ao titular de Mar e Pescas que “o acordo firmado entre o Governo Regional e a empresa prevê o desenvolvimento do mercado para além do continental” porque a Madeira Air, através do parceiro Swiftair, “permite ao produtor/exportador madeirense colocar os seus produtos em todo o Mundo”.

António Beirão apontou o sucesso do transporte aéreo da dourada da Madeira como um exemplo da experiência da empresa para a exportação de outros produtos regionais como o atum rabilho.

Para além da certificação já referida, existem questões aeroportuárias que têm de ser corrigidas e ultrapassadas para que alguns sectores produtivos da região possam crescer com o mercado da exportação.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.