O secretário Regional da Agricultura e Florestas anunciou que o II Fórum da Caça vai ter lugar a 29 de Fevereiro, na Ilha Terceira, reunindo especialistas regionais e nacionais, caçadores e associações representativas para uma reflexão alargada sobre os desafios da caça nos Açores, de forma a garantir a sua sustentabilidade.
“A caça é uma actividade com tradição e múltiplos impactos na Região, do ponto de vista ambiental, agrícola e económico, que exige articulação e reflexão conjunta para reforçar a estratégia de desenvolvimento sustentável pretendida, tendo sempre como meta a preservação da oferta de caça que caracteriza e distingue a Região”, afirmou João Ponte.
O evento, que tem como tema ‘Caça nos Açores: Uma Visão Actual’, é organizado pela Direcção Regional dos Recursos Florestais (DRRF) e vai decorrer no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo.
Gestão cinegética
As comunicações programadas vão incidir sobre a realidade da caça nos Açores e as perspectivas futuras, a gestão cinegética em Portugal continental, os resultados da monitorização das espécies cinegéticas na Região, o impacto da Doença Hemorrágica Viral nas populações de coelho-bravo, aspectos genéticos e sanitários das populações de espécies cinegéticas, bem como a importância social, ambiental e económica da caça.
Entre os oradores convidados estão representantes do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, da Universidade do Porto, da Confederação Nacional de Caçadores Portugueses e da Direcção Regional dos Recursos Florestais.
O I Fórum da Caça decorreu em Outubro de 2018, no concelho de Vila Franca do Campo, em São Miguel.
Agricultura e Mar Actual