O secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou hoje, 12 de Junho, no Pico, que as organizações de produtores têm demonstrado confiança no futuro da agricultura naquela ilha e têm sido parceiros importantes do Governo dos Açores no desenvolvimento do sector.
“Esta confiança resulta, desde logo, da capacidade empreendedora que tem sido manifestada pelos agricultores, mas também da aposta na qualidade das produções, seja no vinho, na carne, no queijo, no mel, e da sua notoriedade nos mercados”, referiu João Ponte, em declarações à margem de uma reunião com a Cooperativa Verd’Atlântico e a Cooperativa Leite Montanha.
Vitis
O governante, que também reuniu quinta-feira com a Associação de Agricultores da Ilha do Pico (AAIP), destacou que, se “atendermos especificamente ao sector da vitivinicultura, 80% dos projectos aprovados no VITIS são do Pico, sendo que, só no último aviso, foram aprovadas 116 candidaturas desta ilha”.
João Ponte considerou ainda que outro importante sinal de confiança no futuro do sector agrícola é o facto de, no último aviso do PRORURAL+, 24% das candidaturas submetidas a projectos de modernização das explorações e 29% das relativas a primeiras instalações de jovens que se querem dedicar à actividade agrícola são da Ilha do Pico.
Relativamente ao Governo Regional, o titular da pasta da Agricultura disse que o trabalho feito e em curso “está à vista de todos, embora seja sempre necessário fazer mais e melhor, lembrando, por exemplo, que, só nesta legislatura, serão investidos 1,1 milhões de euros em caminhos agrícolas e abastecimento de água às explorações na Ilha do Pico”.
O secretário Regional deixou a garantia que, da parte do Governo dos Açores, “existiu, existe e existirá sempre total disponibilidade para continuar a trabalhar com os diferentes parceiros do sector na construção das melhores soluções, capazes de estimular e apoiar o contínuo desenvolvimento, sobretudo nesta fase de enormes desafios”, em consequência da pandemia.
“O Governo dos Açores irá até ao limite das suas forças e das suas competências para ajudar o sector agrícola a ultrapassar este momento de enormes desafios, procurando sempre dar as melhores respostas aos anseios de todos os agentes do sector”, assegurou João Ponte.
Agricultura e Mar Actual