Início / Agenda / Ministro do Mar faz mergulho a 7 metros de profundidade nas pradarias marinhas do Estuário do Sado

Ministro do Mar faz mergulho a 7 metros de profundidade nas pradarias marinhas do Estuário do Sado

O ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, visita esta segunda-feira dia 15 de Junho, de manhã, as pradarias marinhas do Estuário do Sado, a convite da Ocean Alive – Cooperativa para a Educação Criativa Marinha, com trabalho desenvolvido sobre a importância da preservação destes ecossistemas, nomeadamente devido ao papel que desempenham como sumidouros naturais de dióxido de carbono.

“Sendo biólogo – com investigação reconhecida a nível internacional sobre biodiversidade e conservação do ambiente marinho, com particular ênfase no mar profundo e sistemas oceânicos, e com vasta experiência de mergulho autónomo –, o ministro irá mergulhar no canal Sul do estuário do Sado, entre 5 e 7 metros de profundidade, dentro da área da Reserva Natural do Estuário do Sado”, afirma uma nota de imprensa do Gabinete do Ministro do Mar.

Ocean Alive

A Ocean Alive é a primeira cooperativa em Portugal dedicada à protecção do oceano. A sua visão é de um oceano saudável protegido pelas comunidades costeiras. Promove a protecção do oceano através da educação marinha e da transformação de comportamentos.

O projecto da Ocean Alive é focado no estuário do Sado, onde as pradarias marinhas são o habitat berçário das presas de uma população residente de golfinhos e do peixe e marisco da comunidade piscatória.

Tem como objectivo proteger as pradarias marinhas envolvendo mulheres da comunidade piscatória Guardiãs do Mar.

A sua acção desenrola-se através de um programa de educação marinha, de campanhas de sensibilização e de um programa de monitorização e avaliação de impacto do projecto nas pradarias marinhas.

O projecto da Ocean Alive tem a UNESCO como parceiro institucional. Contribui para o Objectivo do Desenvolvimento Sustentável 14, sobre a conservação e uso sustentável do oceano, para o ODS 5, sobre a igualdade de género e o empoderamento das mulheres, para o ODS 13 sobre adoptar medidas urgentes para combater as alterações climáticas, e para o ODS 4 por uma educação de qualidade para todos.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Agro.Ges: prevê-se uma transferência de áreas ocupadas por cereais para culturas leguminosas

Partilhar              “Não se esperam alterações na área ocupada pelos solos agrícolas e florestais da União Europeia, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.