Início / Agricultura / Governo dos Açores lança sistema de avisos fitossanitários para produtores

Governo dos Açores lança sistema de avisos fitossanitários para produtores

O secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, anunciou hoje, 12 de Abril, em Ponta Delgada, que “o Executivo Açoriano vai, a partir de Julho, criar um sistema de avisos fitossanitários dirigido aos produtores.

Esses avisos, desenvolvidos pela Direcção Regional da Agricultura, visam tornar mais eficiente e eficaz todo o processo da produção, “precavendo e antecipando” as doenças para que os produtores possam efectuar o tratamento adequado, refere uma nota de imprensa do Governo Regional.

O sistema vai possibilitar que “os produtores possam inscrever-se numa base de dados regional e, periodicamente, consoante as condições atmosféricas, são avisados através do aplicativo que entenderem; telemóvel, email ou outro”, revelou António Ventura.

Para o governante, estes alertas “vão permitir a rentabilização das produções através dos tratamentos antecipados”, acrescentando que é “um serviço público e que será fornecido de forma gratuita”.

Laboratório de Sanidade Vegetal

Acrescenta a mesma nota que o secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural visitou hoje o Laboratório de Sanidade Vegetal, o departamento governamental responsável pela prevenção e controlo das doenças dos vegetais. É um laboratório que “realiza um trabalho de prospecção para evitar a entrada de organismos nocivos na aposta produtiva da região, designadamente a horticultura, a floricultura e a fruticultura”.

O Laboratório de Sanidade Vegetal é constituído por 28 inspectores, distribuídos por todo o arquipélago realiza análises de prospecção, executando também análises a pedido dos produtores, para se perceber que tipo de planeamento e tratamento irão estes executar.

Nesse sentido, só em 2021, revelou António Ventura, o Laboratório de Sanidade Vegetal realizou, a pedido dos produtores, “cerca de 300 amostras, tendo este ano já sido realizadas 215 amostras”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.