Início / Agricultura / ASAE apreende mais de 4 toneladas de alimentos em controlo de transporte de mercadorias

ASAE apreende mais de 4 toneladas de alimentos em controlo de transporte de mercadorias

A ASAE  — Autoridade de Segurança Alimentar e Económica realizou, nos dias 11 e 12 de Abril, uma operação de fiscalização, tendo por objectivo verificar as condições de transporte de mercadorias em circulação (bens alimentares e não alimentares) nas principais vias de acesso aos grandes centros urbanos, industriais, mercados abastecedores e zonas fronteiriças.

Foram fiscalizados 2.300 operadores económicos, instaurados 32 processos de contra-ordenação e apreendidos 4.152 Kg de géneros alimentícios, incluindo 3 toneladas de carne, refere um comunicado de imprensa daquela Autoridade.

No âmbito desta operação, realizada em 52 locais em todo o território continental, com empenhamento de 160 inspectores, foram verificadas as condições higiosanitárias de transporte, o controlo de temperatura, o acondicionamento e a rotulagem dos géneros alimentícios, bem como a documentação de acompanhamento dos mesmos.

Paralelamente, foram verificadas, igualmente, as mercadorias em trânsito de bens não alimentares, e a sua conformidade com a regulamentação aplicável, de âmbito económico.

Fiscalizados 2.300 operadores económicos

Como resultado da acção, identifica-se o seguinte: foram fiscalizados 2.300 operadores económicos, tendo sido instaurados 32 processos de contra-ordenação, destacando-se como principais infracções o incumprimento dos requisitos de higiene no transporte de produtos alimentares, a falta de controlo metrológico em registador de temperatura, falta de indicação de menções obrigatórias em géneros alimentícios, entre outras, e 1 processo-crime por contrafacção.

Acrescenta o mesmo comunicado que foram apreendidos 4.152 Kg de géneros alimentícios (incluindo 3 toneladas de carne por incumprimento de requisitos de higiene e de temperatura de transporte, cerca de 1 tonelada de batata, pão congelado, entre outros), 40 litros de vinho espumante, diversos artigos contrafeitos, e ainda, 19 equipamentos de registo e controlo de temperatura, tudo num valor global que ronda os 44.500,00 Euros.

A acção contou ainda com a colaboração da PSP e da GNR no âmbito das suas competências.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

PS Açores acusa Governo Regional de falhas na gestão das quotas pesqueiras

Partilhar              O Partidos Socialista (PS) dos Açores entregou um requerimento ao Governo Regional dos Açores, intitulado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.