O ministro dos Transportes de Angola, Ricardo de Abreu, anunciou a aposta do Executivo na modernização do Porto de Luanda, como forma de o tornar mais competitivo, quer a nível nacional, quer a nível regional e internacional.
Segundo avança a Angop (Agência Angola Press), numa mensagem dirigida aos responsáveis e trabalhadores da instituição, pelos 75 anos de existência, o governante declara que o Governo procura aumentar a capacidade institucional e de coordenação multidisciplinar, à luz dos princípios e paradigmas internacionais, tirando maior partido do potencial marítimo nacional.
“Ao contar com todos os seus colaboradores, projectámos, como Governo, um Porto de Luanda cujo paradigma de gestão esteja alinhado à agenda internacional, com base nas convenções de que Angola é parte, com atenção especial à integração dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), particularmente o 9, 11 e 16”, lê-se na mensagem.
Conforme o ministro, o ODS 9 sinaliza a importância da inovação e infra-estruturas adequadas, vectores fundamentais para a promoção e potenciação do crescimento económico por via da facilitação, eficiência e eficácia das condições operacionais e funcionais, para todos os intervenientes da cadeia de valor do comércio externo e logística.
510 navios em 2019
Em 2019, passaram pelo Porto de Luanda 7 milhões de toneladas de mercadorias, um aumento de 62,1 mil toneladas em relação a 2018, representando uma subida de 0,88%.
Em 2019, atracaram ao Porto de Luanda 510 navios de longo curso, tendo-se registado um movimento de menos 45 navios, comparando com 2018, uma redução de 8,11%.
O Porto de Luanda é uma empresa pública. Este ano, com vista a promover o desenvolvimento e a melhoria da eficiência da actividade portuária, está a realizar um Concurso Público Internacional para a concessão e exploração do seu Terminal Multiuso, através do envolvimento de operadores privados com experiência comprovada no sector.
O Terminal Multiuso do Porto de Luanda é uma infra-estrutura portuária que se dedica à operação simultânea de carga geral e contentores, possui um cais de 610 metros, uma profundidade de 12,5 metros e conta com uma área de 181.070 metros quadrados, com capacidade para movimentar 2.6 milhões de toneladas por ano.
Agricultura e Mar Actual