O Porto de Leixões continua a despertar a atenção dos congéneres internacionais, tendo recebido recentemente a visita do governador de Banguecoque, Sukhumbhand Paribatra, e do embaixador da Tailândia em Portugal, Chakorn Suchiva.
“Devido ao excelente desempenho registado por Leixões, os representantes tailandeses visitaram o porto com o objectivo de conhecer os terminais portuários e a relação estabelecida entre a estrutura e a cidade”, diz a administração do porto.
Recorde-se que a cooperação entre o sudeste asiático e Portugal “remonta há cinco séculos atrás e que Banguecoque, que nasceu de uma pequena comunidade portuária devido à sua localização estratégica, continua a afirmar-se como um importante centro mercantil”, diz a mesma fonte.
Brasil, também interessado
Antes desta visita, o Porto de Leixões despertou a atenção do Brasil, tendo recebido a visita do deputado federal Edinho Bez.
Relator das pastas dos Transportes, Turismo e Telecomunicações, Edinho Bez quis conhecer os Sistemas de Informação que “permitem a Leixões apresentar indicadores tão competitivos”, afirma fonte institucional do porto.
Com especial enfoque na Portaria Principal, a visita passou também pelos Terminais Portuários e de Cruzeiros, aos quais que se seguiu uma troca de impressões sobre os Sistemas de Informação, designadamente a ‘JUP’ (Janela Única Portuária) e o ‘3Port’.
Recorde-se que Portugal, através do Porto de Leixões, esteve recentemente envolvido num projecto de cooperação com o Brasil (WiderMoS) com o objectivo de testar soluções inovadoras de logística porta-a-porta que optimizem as exportações e importações entre ambos os países.
A visita do deputado Edinho Bez foi também o mote para a apresentação dos resultados do projecto que “evidenciam o sucesso de futuras parcerias”, diz o Porto de Leixões.
No final da visita, o deputado federal do Brasil “destacou os excelentes resultados que a introdução da inovação, no sector logístico, produz para a economia de ambos os países”, adianta a mesma fonte.
Agricultura e Mar Actual