Início / Featured / GNR apreende três toneladas de sardinha sem dono em Peniche
Foto: GNR

GNR apreende três toneladas de sardinha sem dono em Peniche

A Guarda Nacional Republicana (GNR) informa que a Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através do Sub-destacamento Controlo Costeiro de Peniche, no dia 19 de Agosto, procedeu à apreensão de mais três toneladas de sardinha, no Porto de Pesca de Peniche.

Na sequência de uma acção de controlo das actividades de pesca, os militares da Guarda detectaram 11 “dornas” (recipiente para armazenamento) que continham 3.020 quilos de sardinha, sem condições de preservação, e sem que fosse possível, até ao momento, identificar os seus proprietários ou a sua proveniência, motivo que levou à sua apreensão, avança uma nota de imprensa da GNR.

E acrescenta que o pescado ficou entregue à Lota de Peniche para ser “sujeito à inspecção higiossanitária, uma vez que a introdução no consumo do pescado, sem que este cumpra os requisitos sanitários da captura à conservação, pode colocar em causa a saúde pública”.

A sardinha (Sardina pilchardus) é um recurso de interesse estratégico para a pesca portuguesa, para a indústria conserveira e para as exportações de produtos da pesca e do mar, assumindo uma particular relevância em termos socioeconómicos em várias comunidades piscatórias, razão pela qual a GNR “dá grande prioridade ao controlo e à fiscalização das actividades de captura e de comercialização”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.