A Gala Porco D’Ouro está de regresso, para a sua 5ª edição, este ano em Alpiarça, revela a Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS). A grande noite da suinicultura portuguesa terá lugar na Quinta da Atela, no dia 3 de Dezembro, e será, “certamente, inesquecível, com menção especial ao 40º aniversário da FPAS”.
Este é um dos principais eventos do sector suinícola, que distingue a produtividade e a eficiência das empresas, premiando o que de melhor se faz no nosso País.
Prémios Porco D’Ouro
Em 22 de Junho de 2016, por ocasião do 35º aniversário da Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores, teve lugar em Leiria a primeira gala de entrega dos Prémios Porco D’Ouro. Foram, então, distribuídos 11 prémios num universo de 30 nomeados. A Gala Porco d’Ouro distingue, anualmente, a produtividade e eficiência dos empresários do sector suinícola nacional.
Na última gala, em 2019, foram entregues 31 prémios, entre 84 nomeações. Os dados foram obtidos a partir de 25.758 reprodutoras, pertencentes a 53 explorações de empresas aderentes ao BDporc – Portugal. Os resultados correspondem aos principais índices de gestão técnica das explorações.
Realça a Federação que, desde 2015 que a FPAS, em parceria com o Instituto de Investigación y Tecnología Agroalimentarias (IRTA), de Espanha, desenvolve o sistema BDporc Portugal, uma base de dados de referência do sector suinícola.
A BDPorc é a Base de Dados de Porcino espanhola que é gerida pelo IRTA e que já funciona há 22 anos. É um serviço destinado ao sector suinícola espanhol e que tem como um dos seus objectivos fundamentais fornecer informação de referência do sector às empresas de produção suína que serve como elemento de ajuda na tomada de decisões, com base nos dados da sua gestão, que recolhe nas explorações suinícolas aderentes ao Sistema BDporc.
Em 2019, a FPAS introduziu dois novos prémios: o Prémio Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural à exploração com melhores práticas em termos de sanidade, bem-estar animal, biossegurança e ambiente e ainda o Prémio Inovação Zoetis que reconhece e premeia o mais destacado exemplo de inovação na produção suinícola no ano a que o prémio respeita.
Agricultura e Mar Actual