Início / Agenda / FPAS já está a preparar a V Gala de Entrega dos Prémios Porco D’Ouro

FPAS já está a preparar a V Gala de Entrega dos Prémios Porco D’Ouro

A Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS) garante que está “já a preparar a V Gala de Entrega dos Prémios Porco D’Ouro que acontecerá em 2021”. O anúncio surge no apanhado que a Federação faz da sua participação na Figan — Feria internacional da Produção Animal, que decorreu de 21 a 24 de Setembro, na Feira de Zaragoza, em Espanha.

Decorreu mais uma feira da Figan, em Saragoça, e, “como não podia deixar de ser, a FPAS esteve presente nesta tão aguardada edição [da Figan], que reuniu uma larga representação da suinicultura portuguesa”. “A Figan foi também uma oportunidade para a FPAS consolidar as suas relações com os demais representantes do sector, aproveitando ainda para avançar com os preparativos da V Gala do Porco D’Ouro”, refere fonte institucional da Federação.

Para a direcção da FPAS, “embora um pouco mais pequena do que o habitual pelos constrangimentos da pandemia” a Feria internacional da Produção Animal, reuniu 827 expositores, entre os quais 519 espanhóis e 308 estrangeiros, juntando 27 nacionalidades. “O saldo foi largamente positivo, dando mostras de como o sector se manteve proactivo e centrado em prosseguir com uma maior qualidade e eficiência”.

Ao todo, no Concurso de Novedades y Mejoras Técnicas, da Figan, foram apresentados 37 propostas de material de maquinaria, equipamento, informática e investigação aplicada ao sector agropecuário.

“Esta feira distinguiu-se sobretudo pela oportunidade do sector se encontrar depois de tanto tempo de isolamento, fortalecendo os laços entre expositores e visitantes, numa clara evidência da vontade de retomar a normalidade numa altura em que a suinicultura atravessa um período de grande preocupação”, acrescenta a FPAS.

Prémios Porco D’Ouro

Em 22 de Junho de 2016, por ocasião do 35º aniversário da Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores, teve lugar em Leiria a primeira gala de entrega dos Prémios Porco D’Ouro. Foram, então, distribuídos 11 prémios num universo de 30 nomeados. A Gala Porco d’Ouro distingue, anualmente, a produtividade e eficiência dos empresários do sector suinícola nacional.

Na última gala, em 2019, foram entregues 31 prémios, entre 84 nomeações. Os dados foram obtidos a partir de 25.758 reprodutoras, pertencentes a 53 explorações de empresas aderentes ao BDporc – Portugal. Os resultados correspondem aos principais índices de gestão técnica das explorações.

Realça a Federação, desde 2015 que a FPAS, em parceria com o Instituto de Investigación y Tecnología Agroalimentarias (IRTA), de Espanha, desenvolve o sistema BDporc Portugal, uma base de dados de referência do sector suinícola.

A BDPorc é a Base de Dados de Porcino espanhola que é gerida pelo IRTA e que já funciona há 22 anos. É um serviço destinado ao sector suinícola espanhol e que tem como um dos seus objectivos fundamentais fornecer informação de referência do sector às empresas de produção suína que serve como elemento de ajuda na tomada de decisões, com base nos dados da sua gestão, que recolhe nas explorações suinícolas aderentes ao Sistema BDporc.

Em 2019, a FPAS introduziu dois novos prémios: o Prémio Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural à exploração com melhores práticas em termos de sanidade, bem-estar animal, biossegurança e ambiente e ainda o Prémio Inovação Zoetis que reconhece e premeia o mais destacado exemplo de inovação na produção suinícola no ano a que o prémio respeita.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

INIAV e CotArroz apresentam resultados do Programa de Melhoramento Genético do Arroz na campanha de 2023

Partilhar              O INIAV — Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e o CotArroz — Centro …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.