Início / Agenda / Festival da Batata-doce de Aljezur regressa de 26 a 28 de Novembro

Festival da Batata-doce de Aljezur regressa de 26 a 28 de Novembro

O Festival da Batata-doce de Aljezur, depois de uma versão digital devido à pandemia da Covid-19, regressa de 26 a 28 de Novembro. Um dos maiores festivais gastronómicos de Outono do Sul do País arranca com algumas restrições e adaptações, mas muito perto da “normalidade”, garante a organização do evento, a cargo da Câmara Municipal de Aljezur.

A variedade de oferta gastronómica passará por tasquinhas com uma Zona Petisqueira no seu interior que abordará a batata-doce de Aljezur de forma mais “descomprometida” e leve, à qual se associam livremente os restaurantes do concelho, que nos seus espaços complementam a oferta gastronómica deste espaço do festival, nesta edição, reservada essencialmente a petiscos.

Várias dezenas de expositores, acompanhados de animação itinerante, levarão a cor, o artesanato e os produtos genuínos da região aos milhares de visitantes que são esperados neste fim-de-semana em Aljezur.

“A tentação do doce mantém uma presença forte e em cada esquina do festival será fácil ser tentado por vários produtos onde a Batata-doce de Aljezur nas suas múltiplas utilizações, marca a diferença, seja através de pastelaria variada, num chocolate, num licor, numa compota, numa aguardente, num gelado ou até numas refrescantes e saborosas cervejas”, garante a autarquia.

Identificação Geográfica Protegida

Para os visitantes estará também reservada a venda directa da “melhor batata-doce do Mundo”, a Batata-doce de Aljezur, única com Identificação Geográfica Protegida (IGP), devidamente embalada e garantida pela Associação de produtores de Batata-doce de Aljezur que irá ainda disponibilizar a batata assada em forno de lenha e a batata-doce frita.

A aposta e afirmação deste produto de qualidade tem sido nas últimas décadas “uma preocupação permanente” do Município de Aljezur, através de um “apoio continuado à Associação de Produtores da Batata-doce e por essa via aos seus produtores”.

O festival da Batata-doce de Aljezur é um dos aspectos mais visíveis dessa parceria, tendo como principal intuito a valorização da produção agrícola deste produto secular e de sabor e características únicas, muito devido às condições endafoclimáticas que a zona demarcada apresenta para a produção da mesma.

“Sendo necessário procedermos a alguns ajustes, para responder às exigências e restrições ainda impostas pela pandemia de Covid-19, proporcionando um espaço mais amplo e seguro para quem nos visita, o Município de Aljezur não quis deixar de dar um passo em frente e assumir a retoma deste importante evento”, refere fonte institucional da autarquia.

A entrada e o estacionamento são gratuitos. Veja o programa aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.