Início / Agenda / Festival da Batata-doce de Aljezur regressa de 26 a 28 de Novembro

Festival da Batata-doce de Aljezur regressa de 26 a 28 de Novembro

O Festival da Batata-doce de Aljezur, depois de uma versão digital devido à pandemia da Covid-19, regressa de 26 a 28 de Novembro. Um dos maiores festivais gastronómicos de Outono do Sul do País arranca com algumas restrições e adaptações, mas muito perto da “normalidade”, garante a organização do evento, a cargo da Câmara Municipal de Aljezur.

A variedade de oferta gastronómica passará por tasquinhas com uma Zona Petisqueira no seu interior que abordará a batata-doce de Aljezur de forma mais “descomprometida” e leve, à qual se associam livremente os restaurantes do concelho, que nos seus espaços complementam a oferta gastronómica deste espaço do festival, nesta edição, reservada essencialmente a petiscos.

Várias dezenas de expositores, acompanhados de animação itinerante, levarão a cor, o artesanato e os produtos genuínos da região aos milhares de visitantes que são esperados neste fim-de-semana em Aljezur.

“A tentação do doce mantém uma presença forte e em cada esquina do festival será fácil ser tentado por vários produtos onde a Batata-doce de Aljezur nas suas múltiplas utilizações, marca a diferença, seja através de pastelaria variada, num chocolate, num licor, numa compota, numa aguardente, num gelado ou até numas refrescantes e saborosas cervejas”, garante a autarquia.

Identificação Geográfica Protegida

Para os visitantes estará também reservada a venda directa da “melhor batata-doce do Mundo”, a Batata-doce de Aljezur, única com Identificação Geográfica Protegida (IGP), devidamente embalada e garantida pela Associação de produtores de Batata-doce de Aljezur que irá ainda disponibilizar a batata assada em forno de lenha e a batata-doce frita.

A aposta e afirmação deste produto de qualidade tem sido nas últimas décadas “uma preocupação permanente” do Município de Aljezur, através de um “apoio continuado à Associação de Produtores da Batata-doce e por essa via aos seus produtores”.

O festival da Batata-doce de Aljezur é um dos aspectos mais visíveis dessa parceria, tendo como principal intuito a valorização da produção agrícola deste produto secular e de sabor e características únicas, muito devido às condições endafoclimáticas que a zona demarcada apresenta para a produção da mesma.

“Sendo necessário procedermos a alguns ajustes, para responder às exigências e restrições ainda impostas pela pandemia de Covid-19, proporcionando um espaço mais amplo e seguro para quem nos visita, o Município de Aljezur não quis deixar de dar um passo em frente e assumir a retoma deste importante evento”, refere fonte institucional da autarquia.

A entrada e o estacionamento são gratuitos. Veja o programa aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 more

Verifique também

Produtores de leite da Póvoa de Varzim em risco de falência pedem para serem pagos ao preço mínimo de 38 cêntimos/litro

Partilhar             more  Caso não exista um aumento do preço do leite a breve prazo, toda a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.