A Festa da Cereja realiza-se de 9 a 11 de Junho em Alfândega da Fé. O certame, com quase quatro décadas de história, é uma montra privilegiada para o que de melhor se faz no concelho. A cereja é a principal atracção mas há mais motivos para ir à Festa.
Uma das novidades deste ano é “a criação de um espaço único com 2.100 m2 de área coberta. Uma grande área destinada à mostra e venda de produtos locais e artesanato que inclui um palco permanente para espectáculos musicais e ainda uma área reservada às diversas actividades programadas para a Festa”, diz fonte da autarquia de em Alfândega da Fé, organizadora do evento.
Mais de 100 expositores
O certame conta com mais de uma centena de expositores locais e regionais destacando-se produtos como o fumeiro, o queijo, o azeite e claro, a cereja. Durante a Festa o visitante pode assistir a showcookings e provar receitas com cereja, confeccionadas pelo chef Marco Gomes ou pela Maria Manuel, vencedora do concurso Masterchef Junior. Dois filhos da terra. A Maria vai estar na Festa no sábado, 10 de Junho, às 17 horas. O showcooking a cargo do chef Marco Gomes acontece no domingo, às 16h30.
“Para além das tradicionais compotas e licores é em Alfândega da Fé que é produzido o vinagre de cereja ou o salpicão de cereja. Novos produtos que acrescentam valor ao sector e que fazem também a história da Festa da Cereja”, realça a mesma fonte.
Espectáculo equestre
Para o último dia do certame está programado um espectáculo equestre. No dia 11 de Junho, o encerramento da Festa faz-se com um espectáculo designado “Harmonia e Destreza Equestre”. Promovido pelo Planeta Equestre, 8 cavalos vão animar o Recinto da Feira Municipal com habilidades e provas de destreza. A iniciativa acontece pelas 18h30 e encerra em grande a edição de 2017 da Festa da Cereja de Alfândega da Fé.
Agricultura e Mar Actual