Início / Agricultura / Lisboa apresenta relatório de Combate ao Desperdício Alimentar

Lisboa apresenta relatório de Combate ao Desperdício Alimentar

O Relatório Final do Plano Municipal de Combate ao Desperdício Alimentar, da autarquia de Lisboa, vai ser apresentado no próximo dia 5 de Junho às 11 horas no Banco Alimentar. Iniciativa do vereador do CDS-PP sem pelouro João Gonçalves Pereira, em 2014, a sugestão de criação de uma entidade que articulasse e auxiliasse o trabalho das diversas instituições no terreno que trabalham na área do combate ao desperdício na cidade de Lisboa recebeu, desde logo, a aprovação unânime de todas as forças políticas no Município.

Para além do Comissário Municipal de Combate ao Desperdício Alimentar, João Gonçalves Pereira, estarão presentes o vereador da Câmara Municipal de Lisboa (CML) com o pelouro dos Direitos Sociais, João Afonso, a presidente do Banco Alimentar, Isabel Jonet, o presidente da Junta de Freguesia de Alcântara, Davide Amado, e um representante da Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (CNCDA).

A organização do evento explica que o Comissariado Municipal de Combate ao Desperdício se agora vai extinguir “tendo cumprido a sua missão e propósito social, no âmbito do Plano Municipal”. O último evento do Comissariado, uma grande conferência internacional, a “Local Food Security and Nutrition Strategies”,sobre o tema do Combate ao Desperdício co-organizada em parceria com a FAO/Nações Unidas, terá lugar no dia 26 de Junho em Lisboa.

Reconhecimento da FAO

Decorridos cerca de três anos, o Comissariado foi responsável pela criação de uma rede alimentar na capital que “mereceu já o reconhecimento da FAO/Nações Unidas pelo seu exemplo de voluntariado e modelo, a nível mundial”, refere fonte institucional daquela entidade.

A partir de agora, com a extinção do Comissariado, competirá às entidades da sociedade civil – com o apoio das 24 juntas de freguesia da cidade e a vereação dos Direitos Sociais da CML – continuarem o seu meritório trabalho, cujos resultados e alcance a nível de refeições distribuídas e famílias beneficiadas será apresentado naquela conferência.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

UE lança consulta pública sobre plásticos de base biológica, biodegradáveis e compostáveis

Partilhar               A Comissão Europeia lançou hoje, 18 de Janeiro, uma consulta pública sobre plásticos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.