Os municípios das Beiras e Serra da Estrela, com o apoio da Comunidade Intermunicipal (CIM-BSE), reinventam-se em ano de pandemia. As emblemáticas feiras do Queijo da Serra vão realizar-se em formato digital e, em alguns casos, com uma duração mais alargada do que o habitual.
Confirmadas estão já as feiras de Seia, Gouveia, Celorico da Beira e Fornos de Algodres. Na impossibilidade de se realizarem os eventos físicos, com estas feiras digitais, mais de 100 produtores, incluindo produtores de Queijo da Serra da Estrela, vão conseguir vender o seu produto. O queijo da Serra está assim à distância de um clique.
100% em formato digital
Este ano as Feiras do Queijo da Serra da Estrela não vão ser canceladas e decorrem 100% em formato digital. É o caso do Município de Seia que estreia a temporada das Feiras do Queijo da Serra da Estrela online através da plataforma DOTT, entre os dias 13 a 28 de Fevereiro.
A partir do dia 20 de Fevereiro e até 21 de Agosto, o Município de Gouveia realiza digitalmente a tradicional Exposerra – Feira de Actividades Económicas da Serra da Estrela que contará com um mercado virtual na DOTT de Queijos da Serra da Estrela.
Também o Município de Celorico da Beira estreia a sua Feira do Queijo Digital entre os dias 28 de Fevereiro e 28 de Março e fará promoção da loja online que, nesta fase, será dedicada em exclusivo ao Queijo, mas irá evoluir no futuro para a promoção de outros produtos endógenos. Esta Feira Digital terá uma programação diversificada com eventos digitais de showcooking, workshops, conversas online com chefs, entre outras iniciativas.
Já o Município de Fornos de Algodres, ao longo de todo o mês de Março, irá dar destaque aos Queijos DOP Serra da Estrela através da plataforma O Bom Sabor da Serra.
De referir que o Município de Trancoso irá dar destaque ao Queijo da Serra da Estrela na Feira online do Fumeiro dos Sabores e Artesanato do Nordeste da Beira, que se realiza digitalmente no último fim-de-semana de Fevereiro (27 e 28) e no primeiro fim-de-semana de Março (6 e 7).
O consumidor poderá aceder ao site Visite Serra da Estrela e encontrar toda a informação sobre as Feiras do Queijo Serra da Estrela que se realizam online.
Produtos endógenos
Além dos Queijos Serra da Estrela que contam com as respectivas Feiras Digitais, é também possível comprar outros produtos endógenos e identitários do Território.
Se não pode visitar a Serra, é a Serra que vai até si. E, pela primeira vez, há um único sítio onde encontra, sem sair de casa, os sabores únicos da Serra da Estrela.
Numa iniciativa da CIM-BSE, em estreita articulação com os Municípios que a compõem, acaba de ser lançada a iniciativa “A Serra à sua Porta” onde é possível encontrar as várias plataformas de venda online de produtos do território, como Azeites de Montanha, Vinhos do Douro, Dão e Beira Interior, fumeiro e enchidos assim como mel, compotas e doces.
Agricultura e Mar Actual
Só que o queijo que está na fotografia será Serra da Estrela, ou não! Sem rótulo., sem símvbolo europeu, sem marca de caseína, como pode o consumidor saber o que compra!!!!
A foto foi enviada pela organização e optou-se por não colocar rótulos uma vez que são vários os produtores. Mas, nos links das feiras todos os queijos estarão rotulados.