Início / Agricultura / Feira do Fumeiro de Montalegre recebe mais de 10 mil visitantes

Feira do Fumeiro de Montalegre recebe mais de 10 mil visitantes

A Feira do Fumeiro de Montalegre realizou-se de 20 a 23 de Janeiro, em formato físico, e contou com mais de 10 mil visitantes. A “rainha do fumeiro”, a comemorar 31 anos, contou com 50 expositores de fumeiro, 8 expositores de outros produtos tradicionais de Montalegre (mel, compotas, pão e derivados e licores), 2 de vinhos e 2 de artesanato não alimentar. Uma organização da Associação de Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã e da Câmara Municipal de Montalegre.

“Mais um desafio superado. A Feira do Fumeiro de Montalegre passou com distinção o contexto pandémico. Não foi um 31, antes um marco no peso estratégico que representa o maior cartaz do concelho. Quatro dias com boa afluência de público e com vendas a superarem as melhores expectativas”, refere uma nota de imprensa da autarquia.

Para o presidente da Câmara de Montalegre, Orlando Alves, “foi um exercício exigente. Tivemos que nos aperfeiçoar, o que para nós é um desafio que aceitamos de braços abertos porque a perfeição é algo que nos persegue. Valeu a pena esta audácia do município de Montalegre em avançar para este formato”.

“Genericamente, todos os produtores estarão satisfeitos com o volume de negócio que foi trabalhado. Inicialmente estavam pouco receptivos à forma como a mobilidade, dentro do pavilhão, se fazia. Porém, eram estas as regras. Somos o único município desta zona, a avançar com esta decisão. Estamos certos que outros seguirão este nosso modelo (…) as vendas online também correram muito bem”, acrescenta Orlando Alves.

Por sua vez, o vice-presidente da Câmara de Montalegre, David Teixeira, refere que “não foi a Feira do Fumeiro que nos habituamos a fazer durante 30 anos. Foi o mercado de fumeiro possível. (…) O retorno que sentimos — não só na feira como nos restaurantes — foi extraordinário. Valeu o esforço, valeu a pena arriscar com os produtores, dar este “balão de oxigénio” à economia local”.

Plataforma online bate recorde de vendas

David Teixeira salienta ainda que “não houve grandes enchentes, os produtos estiveram protegidos nas bancas dos produtores. (…) O certame colocou, de novo, Montalegre na memória das pessoas, permitiu o escoamento de milhares de quilos de fumeiro e a plataforma online teve uma divulgação reforçada. Convém dizer que a plataforma continua a bater recordes de vendas”.

Já a vereadora da educação da autarquia, Fátima Fernandes, frisa: “Foi um sucesso. Mais de 10 mil pessoas, tanto fumeiro vendido, grandes vendas na plataforma online, produtores que já ontem (sábado) não tinham produto e vê-los felizes, é evidente que só podemos estar satisfeitos”.

Envolvido no certame esteve também Domingos Moura, Veterinário Municipal de Montalegre, considerando que “a Feira do Fumeiro correu muito bem. Ainda bem que o barrosão foi atrevido e corajoso. Surgiram novos produtores, já com saberes adquiridos pelos antecessores. Entrou mais produto do que eu estava à espera. O evento ultrapassou as expectativas”.

E para o chef Marco Gomes, “vi produtos fabulosos. Temos mais um ano de carnes fantásticas. O frio ajudou e as carnes agradecem. (…) Estou aqui a apoiar os produtores e o município de Montalegre. Este é um produto único em Portugal. Como sabem, faço um “Cozido à Barrosã” na cidade do Porto, no meu restaurante, onde levo daqui todos os produtos”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.