Início / Agricultura / Feira do Fumeiro de Montalegre recebe mais de 10 mil visitantes

Feira do Fumeiro de Montalegre recebe mais de 10 mil visitantes

A Feira do Fumeiro de Montalegre realizou-se de 20 a 23 de Janeiro, em formato físico, e contou com mais de 10 mil visitantes. A “rainha do fumeiro”, a comemorar 31 anos, contou com 50 expositores de fumeiro, 8 expositores de outros produtos tradicionais de Montalegre (mel, compotas, pão e derivados e licores), 2 de vinhos e 2 de artesanato não alimentar. Uma organização da Associação de Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã e da Câmara Municipal de Montalegre.

“Mais um desafio superado. A Feira do Fumeiro de Montalegre passou com distinção o contexto pandémico. Não foi um 31, antes um marco no peso estratégico que representa o maior cartaz do concelho. Quatro dias com boa afluência de público e com vendas a superarem as melhores expectativas”, refere uma nota de imprensa da autarquia.

Para o presidente da Câmara de Montalegre, Orlando Alves, “foi um exercício exigente. Tivemos que nos aperfeiçoar, o que para nós é um desafio que aceitamos de braços abertos porque a perfeição é algo que nos persegue. Valeu a pena esta audácia do município de Montalegre em avançar para este formato”.

“Genericamente, todos os produtores estarão satisfeitos com o volume de negócio que foi trabalhado. Inicialmente estavam pouco receptivos à forma como a mobilidade, dentro do pavilhão, se fazia. Porém, eram estas as regras. Somos o único município desta zona, a avançar com esta decisão. Estamos certos que outros seguirão este nosso modelo (…) as vendas online também correram muito bem”, acrescenta Orlando Alves.

Por sua vez, o vice-presidente da Câmara de Montalegre, David Teixeira, refere que “não foi a Feira do Fumeiro que nos habituamos a fazer durante 30 anos. Foi o mercado de fumeiro possível. (…) O retorno que sentimos — não só na feira como nos restaurantes — foi extraordinário. Valeu o esforço, valeu a pena arriscar com os produtores, dar este “balão de oxigénio” à economia local”.

Plataforma online bate recorde de vendas

David Teixeira salienta ainda que “não houve grandes enchentes, os produtos estiveram protegidos nas bancas dos produtores. (…) O certame colocou, de novo, Montalegre na memória das pessoas, permitiu o escoamento de milhares de quilos de fumeiro e a plataforma online teve uma divulgação reforçada. Convém dizer que a plataforma continua a bater recordes de vendas”.

Já a vereadora da educação da autarquia, Fátima Fernandes, frisa: “Foi um sucesso. Mais de 10 mil pessoas, tanto fumeiro vendido, grandes vendas na plataforma online, produtores que já ontem (sábado) não tinham produto e vê-los felizes, é evidente que só podemos estar satisfeitos”.

Envolvido no certame esteve também Domingos Moura, Veterinário Municipal de Montalegre, considerando que “a Feira do Fumeiro correu muito bem. Ainda bem que o barrosão foi atrevido e corajoso. Surgiram novos produtores, já com saberes adquiridos pelos antecessores. Entrou mais produto do que eu estava à espera. O evento ultrapassou as expectativas”.

E para o chef Marco Gomes, “vi produtos fabulosos. Temos mais um ano de carnes fantásticas. O frio ajudou e as carnes agradecem. (…) Estou aqui a apoiar os produtores e o município de Montalegre. Este é um produto único em Portugal. Como sabem, faço um “Cozido à Barrosã” na cidade do Porto, no meu restaurante, onde levo daqui todos os produtos”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Fórum Açores Bio associa-se à Feira Agrícola 2022

Partilhar              O 2º Fórum da Agro-pecuária Biológica – Açores Bio 22 – associou-se à Feira Agrícola …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.