“As pescas e a aquicultura são verdadeiros promotores de desenvolvimento de diferentes comunidades da União Europeia e desempenham um papel fundamental também em diferentes zonas rurais. Estes sectores oferecem empregos directos e indirectos, pelo que devemos procurar garantir medidas para salvaguardar a estabilidade económica e social, como uma questão essencial para o bem-estar das comunidades”. A palavras são da eurodeputada socialista, Isabel Carvalhais.
A Comissão das Pescas do Parlamento Europeu debateu esta semana “A importância das pescas e da aquicultura para as zonas rurais” numa audição pública com enorme relevância realizada por iniciativa da eurodeputada socialista ao Parlamento Europeu, Isabel Carvalhais, coordenadora do Grupo S&D para as pescas.
Com a participação de diversos actores-chave, incluindo especialistas académicos, pescadores e ainda organizações não governamentais, a audiência focou-se essencialmente numa análise profunda da importância das actividades de pesca e aquicultura para o crescimento e a sustentabilidade das zonas rurais, com o objectivo de fomentar um diálogo aberto sobre as oportunidades e os desafios enfrentados pelas comunidades rurais que dependem directamente das pescas e da aquicultura, refere um comunicado do Gabinete da deputada Isabel Estrada Carvalhais.
No decorrer da audição pública foram discutidos diversos tópicos fundamentais, desde a Sustentabilidade Ambiental, com estudos e pesquisas sobre a gestão sustentável dos recursos marinhos e a importância da preservação dos ecossistemas aquáticos; a Economia Local, destacando a contribuição significativa das pescas e da aquicultura para a geração de empregos e o crescimento económico nas zonas rurais; a Inovação Tecnológica, com foco na adopção de tecnologias modernas para melhorar a eficiência e a sustentabilidade do sector; e as Políticas de apoio ao sector, com programas destinados a apoiar as comunidades rurais envolvidas nas actividades pesqueiras e de aquicultura para salvaguardar a estabilidade económica e social, como uma questão essencial para o bem-estar das comunidades.
Isabel Estrada Carvalhais acrescentou ainda que “a audição pública de hoje serviu como um fórum vital para reunir conhecimento, experiência e perspectivas diversas, com o objectivo de fortalecer as comunidades rurais e promover práticas sustentáveis nas pescas e aquicultura. As pescas e a aquicultura são pilares essenciais para as comunidades rurais, pelo que é fundamental valorizar e apoiar estas actividades. Desta forma, estaremos a investir no futuro das nossas comunidades, promovendo a preservação das nossas tradições e dos nossos recursos naturais”.
Agricultura e Mar