Início / Agricultura / Escanção Marc Pinto garante representação no ASI Best Sommelier of Europe and Africa

Escanção Marc Pinto garante representação no ASI Best Sommelier of Europe and Africa

Alenquer foi o palco da Finalíssima do Concurso Selecção Europa 2024 para escanções. Os cinco concorrentes mais bem posicionados nas últimas duas edições do Concurso Nacional de Escanções bateram-se pelo primeiro lugar que garante a representação no ASI Best Sommelier of Europe and Africa, e que junta os melhores sommeliers dos dois continentes na Sérvia, entre 10 e 15 de Novembro, num certame internacional organizado pela ASI (Association de la Sommellerie Internationale).

“As provas foram exaustivas ao longo do último domingo e segunda-feira, testando primeiramente os conhecimentos dos participantes através de um exame escrito de 50 perguntas”, refere uma nota de imprensa da autarquia de Alenquer. Depois, Marc Pinto, Fábio Nico, Diogo Pereira, Ricardo Ferreira e João Tiago Martins submeteram-se a outras provas que determinaram os três concorrentes que estiveram na grande final de 17 de Junho, no Fórum Romeira.

Ricardo Ferreira, Diogo Pereira e Marc Pinto superiorizaram-se aos demais para o júri e puderam voltar a testar as aptidões tão bem firmadas durante cerca de uma hora, cada concorrente, na segunda-feira. Harmonização entre vinho e pratos, serviço-bar, quiz, prova organolética e uma prova-surpresa foram o ‘menu’ da tarde.

A glória coube a Marc Pinto, confirmando as credenciais que fizeram dele o vencedor do Concurso Nacional de Escanções de 2022 e de 2023. O sommelier do reputado restaurante Fifty Seconds superou Ricardo Ferreira (2º lugar) e Diogo Pereira (3º classificado).

Mundial de Escanções em Alenquer

A competição serviu ainda de preparação ao Mundial de Escanções que se realizará pela primeira vez em Portugal em 2026, no concelho de Alenquer, tendo o presidente do Município organizador relevado as mais-valias de contar com momentos deste calibre no território.

“Fez todo o sentido termos este grande evento em Alenquer. Somos bons produtores de vinho, temo-lo em quantidade e com muita qualidade. É importante que este notável Concurso de Escanções suceda no nosso território e que se associe a competição a Alenquer e ao vinho produzido na região. Temos produtores que tentam colocar os seus vinhos tanto em Portugal como no estrangeiro. O evento foi transmitido para todo o Mundo através da Internet. Deixámos uma semente e acreditamos que as pessoas vão ter interesse em perceber onde fica Alenquer e o que aqui de bom se produz”, enalteceu o anfitrião Pedro Folgado.

No rescaldo da cerimónia, Francisco Toscano Rico, presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, referiu que “fez todo o sentido que o evento se tenha realizado em Alenquer”. “É óbvio que, ao trazermos um evento aqui, com esta projecção, estamos também a mostrar os vinhos da região e a dar a conhecer os produtores da região de Lisboa e também de Alenquer. Houve vinhos durante as provas dos candidatos que são deste concelho. Queremos, desta forma, melhorar os profissionais que temos e melhorar também o vinho português reconhecendo-o ainda mais no estrangeiro”, frisou. J

Já Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal, mostrou-se agradado com a exigência do concurso. “Estive no último Mundial de Escanções e o nível é muito semelhante ao que observámos aqui. Foi altíssimo. O tipo de perguntas era muito semelhante o que demonstra que a Associação de Escanções de Portugal fez um bom trabalho. O candidato estará melhor preparado para o Campeonato da Europa na Sérvia”.

Pelo organizador do concurso, o sentimento foi de agradecimento pela qualidade envolvida na organização. Tiago Paula, presidente da Associação Escanções de Portugal, enfatizou a excelência realçada durante dois dias.

“É a primeira vez que fazemos uma competição nestes moldes para escolher quem nos vai representar na Sérvia. Escolhemos os melhores finalistas com o objectivo de termos o melhor dos melhores a representar Portugal. Este foi o objectivo. Alenquer foi escolhida por ser uma terra de vinho. Temos grandes produtores e um grande território aqui. A Câmara Municipal mostrou todo o interesse em incentivar os produtores e convidou-nos a fazer o concurso no seu território. Agradeço muito ao Município por nos ter dados estas excelentes condições”, deu conta o responsável máximo na organização do concurso que foi acolhido por Alenquer.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

INE espera aumento da produtividade da cevada e trigo para 5 toneladas por ha

Partilhar              Os técnicos do Instituto Nacional de Estatística (INE), com base nas suas previsões agrícolas a …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.