Precisa de emprego? Pois saiba que a SPEA — Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves está a contratar um Engenheiro Agrónomo com especialidade em viveiros florestais para os Açores.
O cargo prevê um salário bruto na ordem de 1.250 euros, em regime de contrato de trabalho a termo certo por 12 meses, renovável. O valor pode ser ajustado de acordo com a experiência do candidato.
A SPEA é uma ONG de Ambiente com diversos projectos de conservação de aves e de biodiversidade na Região Autónoma do Açores. O cargo é criado para apoiar na realização das acções sob responsabilidade da SPEA no âmbito do projecto LIFE IP Azores Natura (LIFE17/IPE/PT/000010) do qual é parceira.
No âmbito deste projecto a SPEA pretende incrementar a sua capacidade técnica na produção em viveiro de espécies florestais nativas dos Açores (arbóreas, arbustivas e herbáceas) para as acções de restauro ecológico de habitats a desenvolver na ZPE Pico da Vara/Ribeira do Guilherme.
O técnico seleccionado será responsável pela melhoria das instalações e procedimentos de produção de espécies nativas dos Açores em viveiro. Este cargo pretende também assegurar um procedimento de seguimento das espécies nativas dos Açores produzidas em viveiro desde a recolha da semente até a colocação no terreno, que optimize o processo de recolha e produção a realizar.
Tarefas principais
Entre as tarefas principais do candidato estão:
- Projectar a executar acções de melhoria das instalações de produção de plantas nativas dos Açores, promovendo a automatização e incrementando a capacidade produtiva do mesmo;
- Assegurar uma produção anual de 30.000 plantas de cerca de 25 espécies diferentes nativas dos Açores e o bom estado fitossanitário das instalações e das plantas produzidas;
- Orientar, junto da equipa operacional do projecto, todas as acções encaminhadas à produção de espécies nativas, desde a recolha de semente até a plantação ou sementeira directa no terreno;
- Assegurar a monitorização e seguimento do processo produtivo desde a semente até a planta final;
- Inovar e experimentar, de forma a incrementar a taxa de sucesso de germinação e crescimento, utilizado e optimizando os equipamentos e a capacidade técnica das instalações da SPEA;
- Escrita de relatórios de progresso e relatório final desta acção;
- Apoio no desenvolvimento de candidaturas;
- Desenvolvimento das bases técnicas de um plano de sustentabilidade para o viveiro de plantas;
- Desenvolver quaisquer outras actividades pontuais que lhe sejam atribuídas por decisão do Coordenador ou da Direcção Nacional.
Requisitos
- Licenciatura na área da Engenharia Agronómica ou similares;
- Experiência em produção de plantas, de preferência em viveiros florestais ou ornamentais;
- Conhecimentos específicos de fitossanidade florestal;
- Acreditação para aplicação e gestão de produtos fitofarmacêuticos;
- Experiência na liderança de equipas operacionais;
- Domínio de software de desenho técnico;
- Conhecimentos de informática na óptica do utilizador, especialmente Microsoft Office;
- Residência ou disponibilidade para viver em São Miguel;
- Domínio falado e escrito das línguas portuguesa e inglesa;
- Organizado e responsável no cumprimento das tarefas atribuídas;
- Carácter dinâmico, empreendedor, capaz de encontrar soluções para os problemas correntes de um projecto;
- Capacidade de organização, comunicação, trabalho em equipa e de relacionamento com voluntários e estagiários;
- Capacidade de elaboração de relatórios técnicos e de materiais divulgativos;
- Carta de condução. Preferência para experiência na condução de veículos todo-o-terreno.
Candidaturas
Todas as candidaturas devem conter curriculum vitae resumido (máximo de 3 páginas) e carta de motivação com mínimo de 2 referências, dirigido exclusivamente por correio electrónico para rui.botelho@spea.pt com a referência “ViveiroAçores2021” em assunto, até ao dia 27 de Junho de 2021 inclusive. Não serão aceites candidaturas que não cumpram estes requisitos ou que sejam submetidas após esta data, frisa a SPEA.
Agricultura e Mar Actual