Início / Featured / Direcções Regionais das Pescas dos Açores e da Madeira preparam safra de atum

Direcções Regionais das Pescas dos Açores e da Madeira preparam safra de atum

O director Regional das Pescas dos Açores afirmou que a próxima safra de atum das embarcações açorianas que operam na Madeira “está a ser preparada com todo o cuidado” para que todas as questões logísticas sejam “devidamente asseguradas”.

Luís Rodrigues, que falava quarta-feira, 7 de Março, no Machico, à margem de uma reunião com o director Regional das Pescas do Governo da Madeira e com representantes da Associação de Produtores de Atum e Similares dos Açores (APASA), destacou a importância desta pescaria para o rendimento dos pescadores açorianos.

8,5 milhões de euros em 2017

O director Regional dos Açores lembrou que a safra de atum das embarcações açorianas que operam em águas madeirenses rendeu 8,5 milhões de euros em 2017, acrescentando que para este ano está prevista a deslocação de cerca de duas dezenas de atuneiros à Madeira.

Um dos principais objectivos deste encontro foi garantir que as questões relacionadas com o abastecimento de combustível, a capacidade de conservação e de armazenamento, bem como a venda e o escoamento do atum, “são devidamente asseguradas”, frisou Luís Rodrigues.

O director Regional destacou “o bom relacionamento e a cooperação” entre as duas regiões autónomas em matéria das pescas, lembrando que o Governo da Madeira autorizou no ano passado que mais barcos açorianos pudessem pescar atum em águas madeirenses.

O protocolo

No âmbito do protocolo entre os governos dos Açores e da Madeira, atuneiros açorianos podem pescar em águas madeirenses, sendo que as embarcações da Madeira que se dedicam à pesca de atum e de peixe espada preto também podem pescar em águas açorianas.

Na reunião realizada quarta-feira na Madeira, Luís Rodrigues apontou a necessidade de apostar na formação dos pescadores no que respeita a práticas de manuseamento a bordo como “uma forma de valorizar ainda mais o atum e atingir segmentos mais altos do mercado”.

Aquacultura

A aquacultura foi outro tema debatido neste encontro, tendo o director Regional defendido que, “agora que esta indústria está a arrancar nos Açores, é importante aproveitar a experiência da Madeira” nesta matéria.

Luís Rodrigues referiu ainda que as direções regionais das Pescas dos Açores e da Madeira pretendem acompanhar e implementar um conjunto de iniciativas orientadas para a diversificação da actividade da pesca, recorrendo ao projecto ORFISH.

Este projecto, que envolve as Regiões Ultra-periféricas da União Europeia, resulta de decisão estratégica para a sustentabilidade no âmbito da nova Política Comum de Pescas.

A reunião contou com a presença de duas dezenas de armadores açorianos.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.