O ICNF — Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas celebra, no próximo dia 24 de Junho, a partir das 9h30, o Dia Mundial do Combate à Desertificação e Seca, este ano centrado no futuro da gestão dos solos, com um encontro dedicado ao tema “Unidos pela terra. O nosso legado. O nosso futuro”, a decorrer na Praça do Município, no Fundão.
“Os ecossistemas terrestres são cada vez mais vulneráveis à sobre-exploração dos recursos e aos efeitos das alterações climáticas, resultando na perda crescente de terra saudável, quando cerca de 40% de toda a área terrestre do Mundo pode ser já considerada degradada. As questões da desertificação e seca são transversais às outras problemáticas ambientais, pelas suas inter-relações tanto com as causas como com as consequências das alterações climáticas nos diferentes quadrantes dos recursos naturais, como o solo, o ar, a água e a biodiversidade”, refere uma nota de agenda do ICNF.
Ao abrigo da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, focada na gestão sustentável da terra, este dia, também de comemoração do 30º aniversário da Convenção, pretende promover uma tomada de consciência pública e o envolvimento de todos os agentes do território no esforço global de combate à desertificação.
Visita ao Centro de IoT AgroTech
O evento contará com uma visita ao Centro de IoT AgroTech, que tem vindo a alavancar a integração de soluções de IoT nas actividades de base rural. Haverá, ainda, uma mesa redonda sobre acções e projectos que visam mitigar a desertificação e a seca, entre outras intervenções.
Pretende o ICNF que este dia “concorra para a cooperação e concertação entre actores, para a implementação de medidas efectivas, nomeadamente ao nível do restauro da biodiversidade, da adaptação de culturas às condições edafoclimáticas, da gestão sustentável dos recursos hídricos, entre outras que reforcem a resiliência do território à seca e demais efeitos das alterações climáticas, visando o seu desenvolvimento coeso e sustentável”.
O evento resulta de uma parceria entre o ICNF e a Câmara Municipal do Fundão.
Agricultura e Mar