A DGRM – Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimo informa que amanhã, dia 18 de Maio de 2022, se comemora pela primeira vez o Dia Internacional das Mulheres no Sector Marítimo.
Neste Dia Internacional das Mulheres no Sector Marítimo, celebra-se as muitas mulheres que estão a contribuir para o futuro do transporte marítimo: navegadoras, engenheiras, topógrafas, gerentes, representantes do governo e da indústria, as que presidem órgãos internacionais e mulheres em todas as outras funções na indústria marítima.
A Organização Marítima Internacional (IMO) decidiu, em Novembro de 2021, instituir o Dia Internacional das Mulheres no Sector Marítimo, a 18 de Maio de cada ano, para celebrar as mulheres na indústria marítima, promover o seu recrutamento, a sua retenção e o emprego sustentável de mulheres no sector marítimo.
Por mais de três décadas, a IMO tem promovido a igualdade de género no sector marítimo, procurando reforçar o posicionamento das mulheres através da formação, visibilidade e reconhecimento. Com a instituição do dia 18 de maio para homenagear as mulheres marítimas, fortalece-se o compromisso da IMO com o Objectivo de Desenvolvimento Sustentável 5 (igualdade de género) – um dos 17 objectivos que sustentam a Agenda para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que os países de todo o Mundo se comprometeram a implementar.
A DGRM associa-se a este dia e saúda todas aquelas, que de forma directa ou indirecta, contribuem para garantir o transporte marítimo e a segurança a bordo de navios. A DGRM apresenta também um cumprimento muito especial para as profissionais nacionais que trabalham nos sectores relacionados com o transporte marítimo, portos e na própria Administração Marítima.
A DGRM – Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, tem como missão o desenvolvimento da segurança e dos serviços marítimos, incluindo o sector marítimo-portuário, a execução das políticas de pesca, da aquicultura, da indústria transformadora e actividades conexas, a preservação e conhecimento dos recursos marinhos, bem como garantir a regulamentação e o controlo das actividades desenvolvidas nestes âmbitos.
Agricultura e Mar