A DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária informa que, no próximo dia 8 de Março, vai realizar em parceria com a DRAP Algarve — Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve uma Sessão de Informação sobre a “Nova Praga de Quarentena Scirtothrips aurantii”, no Patacão, Faro, entre as 14h30 e as 17h00, sessão presencial.
As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, até dia 7 de Março, às 16h00, aqui.
A DGAV coordena a implementação no território nacional de um programa de prospecção de pragas de quarentena, entre as quais, as espécies Scirtothrips aurantii, S.citri e S. dorsalis. Em resultado da prospecção realizada no decurso de 2022, foi recentemente confirmada laboratorialmente a presença da espécie Scirtothrips aurantii em 12 locais na região algarvia e num local do Alentejo, embora neste último local a presença da praga tenha sido detectada em plantas de Vaccinium myrtillus oriundas de outro Estado-membro, localizadas no interior de uma estufa, pelo que não se prevê de imediato ser necessário estabelecer zona demarcada.
As plantas identificadas infestadas, até à presente data, na região algarvia pertencem às seguintes espécies/géneros: Citrus limon, Citrus reticulata, Malus domestica, Myoporum sp. e Vaccinium myrtillus.
Programa
14h30 Sessão de Abertura
Direcção–Geral de Alimentação e Veterinária
Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve
14h45 Caracterização e Ciclo Biológico do Scirtothrips aurantii
Célia Mateus, INIAV
15h10 Programa de Prospecção Nacional
Alexandra Correia, DGAV
15h30 Programa de Prospecção na Região do Algarve
Eugénia Neto e Sandra Germano, DRAP Algarve
15h45 Medidas de Controlo do Scirtothrips aurantii
João Nuno Barbosa, DGAV
16h00 Debate
17g00 Sessão de Encerramento