A vila de Idanha-a-Nova vai ser palco da apresentação, partilha e discussão da Campanha de Frutos Secos 2022, no próximo dia 26 de Outubro. O encontro, no auditório da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova, irá debater temas como os custos de produção, protecção de culturas e comercialização
Trata-se de uma organização da Portugal Nuts – Associação de Promoção de Frutos Secos, em parceria com o COTHN — Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional, que visa apresentar o “Balanço da Campanha de Frutos Secos 2022”.
No período da manhã, haverá lugar para algumas visitas técnicas nomeadamente às explorações da Vera Cruz e Duck River Agriculture. Já no período da tarde, têm lugar, em sala, no auditório da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova, três painéis de discussão sobre custos de produção, mercados e protecção de culturas, que contam com a presença de diversos porta-vozes reconhecidos no sector.
Segundo o director-executivo da Portugal Nuts, Gonçalo Almeida Simões, “este encontro vai permitir a todos os presentes analisar e debater questões estruturais da Campanha de Frutos Secos 2022. Estou certo de que o encontro permitirá retirar um conjunto de conclusões ligadas ao sector e reforçar a relevância que os Frutos Secos têm vindo a conquistar nestes últimos anos e para o futuro”.
Portugal Nuts
A Portugal Nuts – Associação de Promoção de Frutos Secos (APFS) foi criada recentemente com a missão de defender e representar os interesses dos produtores nacionais de frutos secos, com destaque para as culturas da amêndoa e da noz pelo seu peso em Portugal.
Tem o objectivo de estudar, experimentar, demonstrar e divulgar práticas culturais adequadas à realidade nacional dos pomares de frutos secos e que possam contribuir para a melhoria da competitividade dos seus associados. Por outro lado, trabalha em prol da defesa e representação dos interesses dos associados junto de todas as entidades, oficiais ou privadas, de âmbito nacional ou internacional. Agrega actualmente 40 associados produtores e processadores, representando cerca de 11.000 hectares. Tiago Costa é o Presidente da direcção da Associação.
Programa:
9h30 – Visitas Técnicas
- Vera Cruz
- Duck River
14h00 – Recepção a participantes
Abertura: Tiago Costa
14h30 – Painel 1 – Custos de Produção
· António Vacas de Carvalho – Power Yield
· Duarte Correia – Duck River
· João Freire de Andrade – Cadova
· Paulo Tomé – ARBI Moderação: João Roseiro
15h20 – Painel 2 – Mercados
· Felisbela Esteves – SIMAB
· Miguel Matos Chaves – Migdalo
· Nuno Rodrigues – Belvida
· Pilar Vasconcelos – Fundação Eugénio de Almeida Moderação: Filipe Rosa
16h00 – Coffee break: Demonstração Hubel
16h30 – Painel 3 – Protecção de culturas
· Ana Barbara Oliveira – DGAV
· Carmo Martins – COTHN
· Frederico Bernardino – Atlas
· Pedro Fevereiro – InnovPlantProtect
17h30 – Encerramento: COTHN-CC
Agricultura e Mar