O Pavilhão Multiusos de Alcobaça recebe, no próximo dia 14 de Fevereiro, o Congresso da Portugal Fresh e da VI Gala Viva Frutas e Legumes de Portugal. Dois eventos de organização conjunta com o COTHN – Centro Operacional e Tecnológico Hortofrutícola Nacional.
“O objectivo destas duas iniciativas é dar visibilidade à nossa fileira e demonstrar de forma significativa a importância desta fileira para a economia portuguesa”, refere uma nota de agenda enviada pelo COTHN, acrescentando que em ambas as iniciativas serão abordadas as “questões mais determinantes para o presente e futuro da nossa fileira, passando pela geopolítica, alterações climáticas, tendências de mercado e pela inovação”.
Na Gala serão atribuídos os habituais prémios que distinguem empresas, pessoas e entidades que se tem destacado na fileira da fruta e legumes em 7 categorias: Investimento; Inovação; Empreendedorismo; Projecto empresarial/Cooperação; Promoção; Exportação e Sustentabilidade.
A escolha desta data para a realização da Gala prende-se com a publicação dos números das exportações da fileira que normalmente ocorrem por esta altura. Todos os números apontam para mais um record nos valores das exportações depois de no ano de 2023 se ter atingido a marca dos 2300 milhões de euros (um aumento de 11,4% em valor, relativamente ao ano de 2022), avança a mesma nota.
O congresso terá inicio pelas 14 horas e terminará pelas 18h00 e a Gala terá início com o cocktail de boas vindas pelas 19h00 e terá o seu términus pelas 23h00.
Brevemente será divulgado o programa do Congresso.
Estes dois eventos contam com o apoio da Câmara Municipal de Alcobaça e com o patrocínio de várias empresas que se quiseram associar a esta iniciativa: BASF, Bayer, Selectis, Agrofresh, Syngenta, UPL, Aquagri, AsferGlobal, Borrrego & Leonor, Hubel Verde, Magos Irrigation, Sipcam, Sonae, Wisecrop.
Agricultura e Mar