Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas
Na semana em análise as cotações médias nacionais dos porcos classe E e classe S mantiveram-se novamente estáveis em relação à semana anterior. No que se refere aos leitões, os de <12 kg sofreram um pequeno decréscimo (-2 cêntimos / kg) e os de 19-25 kg pautaram-se pela estabilidade.
Na Europa esta semana os preços dos porcos de engorda subiram na Alemanha, França e Países Baixos e mantiveram-se estáveis em Espanha e na Dinamarca.
Esta semana na Bolsa de Lérida não houve consenso e a cotação foi estabelecida pela “Junta de Gobierno”, traduzindo a pretensão dos matadouros (justificando com menos dias de abate), uma vez que os produtores queriam uma subida.
No Entre Douro e Minho a oferta e a procura de suínos para abate foram médias. Estabilidade das cotações dos porcos classe E e classe S.
Na Beira Litoral a oferta e a procura de suínos para abate foram médias. A procura de leitão para assar continuou animada, com vista ao aprovisionamento para o Natal. As cotações dos porcos classe E e classe S mantiveram-se estáveis. O mesmo aconteceu no caso dos leitões de <12 kg, se bem que a tendência é de subida nas próximas semanas.
Na Beira Interior a oferta e a procura de suínos para abate foram médias. As cotações dos porcos classe E e classe S não apresentaram quaisquer alterações.
No Ribatejo e Oeste a oferta e a procura de suínos para abate foram médias. A procura de leitão para assar voltou a aumentar, sendo atualmente superior à oferta. Manutenção de cotações dos porcos classe E e classe S. No caso dos leitões de <12 kg deu-se um aumento das cot. mín (+17 cêntimos / kg) e máx. (+34 cêntimos / kg) e uma descida da cot. +freq. (-8 cêntimos / kg).
No Alentejo a oferta e a procura de suínos para abate foram médias. Manutenção das cotações dos porcos classe E e classe S. Completa estabilidade dos leitões de <12 kg e de 19-25 kg, no entanto a tendência é de subida, com a aproximação das quadras festivas.
Todas as cotações aqui.
Agricultura e Mar