Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas
Frutos Frescos
Mercados de produção
Na região Norte, área de mercado Douro Sul, um aumento na procura valorizou as cotações da maça “Bravo de Esmolfe” categoria I calibre >70 em 13%.
Na região da Beira Litoral, área de mercado Leiria, terminaram as transacções de pêra “Rocha” categoria I calibres 60-65, 65-70 e 70-75. Na região Ribatejo Oeste, área de mercado Oeste, a pêra “Rocha” categoria I calibre 70-75 não teve transacções.
No Algarve, teve início a campanha de produção e comercialização da laranja “Lane Late”.
Mercados abastecedores
Mercado Abastecedor de Lisboa (MARL) – manteve-se bem abastecido na generalidade dos produtos cotados de modo a garantir o seu normal abastecimento. A procura manteve-se moderada. Verificou-se um maior interesse por banana, clementina, maçã, pêra e morango.
Registou-se uma diminuição da oferta com subida das cotações para a maçã “Royal Gala” categoria II calibres 65-70 em 17%, 70-75 em 14% e 75-80 em13%, “Reineta Parda” categoria II calibres 65-70 em 14% e 75-85 em 11%.
Por outro lado, um aumento da oferta desvalorizou as cotações da tangerina ”Encore” em 23%, clementina categoria II calibre 2 e 3 (54-69) em 17%, laranja “Lane Late” categoria II calibre 1, 2 e 3 (81-100) e “Newhall” II 4, 5 e 6 (70-88) em 14%, e maçã “Fuji” 70-75 em 11%. Quanto aos produtos importados subida das cotações para a nêspera de Espanha e banana pão da Colômbia.
Mercado Abastecedor do Porto (MAP) – manteve-se bem abastecido na generalidade dos produtos cotados de modo a garantir o seu normal funcionamento. Com uma procura que continuou pouco animada, registou-se maior interesse pela banana, clementina, kiwi, maçã e pera.
Teve início a campanha de comercialização da laranja “Lane Late” do Algarve. As cotações não tiveram alterações significativas. Quanto aos produtos importados, teve início a campanha de comercialização da ameixa amarela/vermelha de África do Sul. Descida das cotações para o morango médio e nêspera de Espanha.
Mercado Abastecedor de Coimbra (MAC) – manteve-se bem abastecido na generalidade dos produtos cotados de modo a garantir o seu normal abastecimento, procura manteve-se pouco animada. Verificou-se uma subida nas cotações do limão comercializado em saco em 22% e em caixa 20%, a oferta de produto diminuiu. Quanto aos produtos importados, teve início a campanha de comercialização da ameixa amarela/vermelha e da pêra “Packam’s Triumph” de África do Sul e terminou para a uva “Branca” de Espanha. Subida da cotação do limão e descida do morango grado de Espanha.
Frutos Secos e Secados
Mercados de produção
No Alentejo, na área de mercado Alentejo Litoral, continua a campanha de produção e comercialização da pinha sem alteração das cotações. A oferta de pinhão nacional foi fraca. A cotação não teve alteração. Forte influência dos mercados externos na cotação do pinhão. Muito pinhão externo a ser comercializado no mercado nacional.
No Algarve, a alfarroba continua a apresentar boa qualidade. As cotações não tiveram alteração significativa. A amêndoa tem concorrência de produto do Norte e do Alentejo, cotações estáveis.
Pode ler a análise completa do SIMA aqui.
Todas as cotações aqui.
Agricultura e Mar