Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas
Frutos Frescos
Mercados de produção
Em Trás-os-Montes, área de mercado Mirandela, a oferta de figo “Vindimo” foi maior e de boa qualidade, a cotação teve uma descida para o figo branco em 17%.
Na Beira Interior, área de mercado Cova da Beira, verificou-se uma subida nas cotações do pêssego “Polpa Amarela” categoria II calibre B (61-67) tabuleiro em 86%. O produto apresentou uma qualidade inferior, parte da produção foi para a indústria ficando menor quantidade para o mercado.
A melhor qualidade e poder de conservação levou a um aumento da procura com valorização das cotações para o pêssego “Pavia” categoria II calibre A (67-73) tabuleiro em 84% e B (61-67) caixa em 79%. A melhor qualidade da nectarina “Polpa Amarela” categoria II B (61-67) tabuleiro fez aumentar a procura e a cotação teve uma subida em 44%. Já a nectarina “Polpa Amarela” II A (67-73) tabuleiro teve um aumento da oferta e a cotação desceu em 25%.
Na área de mercado Ladoeiro, continuou a tendência de descida e a cotação da melancia “Crimsonsweet” teve uma descida em 17%, devido a uma maior oferta e menor procura.
Na região Ribatejo e Oeste, área de mercado Península de Setúbal, verificou-se uma descida na cotação do morango categoria II pequeno caixa em 20% e morango grado caixa 14%, devido a uma diminuição procura.
No Algarve, verificou-se uma subida nas cotações do limão categoria II calibre 5 (53-62) caixa em 76%, calibre 3 (63-72) saco 33% e calibre 3 caixa 14%, devido a uma maior procura. Um aumento da oferta desvalorizou as cotações da laranja “Valencia Late” categoria II calibre 7 e 8 (64-76) em 25%, calibre 4, 5 e 6 (70-88) e calibre 1, 2 e 3 (81-100) em 12%.
As cotações da uva “Vitória” e “Cardinal” tiveram uma desvalorização em 18% e 15% respectivamente, devido a uma maior oferta. O figo “Vindimo” branco/preto teve um aumento da oferta com uma procura fraca e apresentou menos qualidade, relativamente à semana anterior, devido às altas temperaturas. A cotação teve uma descida em 14%. A qualidade da meloa “Gália” tamanho grado/médio foi fraca e a cotação teve uma descida em 14%.
Mercados abastecedores
Mercado Abastecedor de Lisboa (MARL) – manteve-se bem abastecido na generalidade dos produtos cotados de modo a garantir o seu normal abastecimento. O mercado continuou pouco animado. Verificou-se um maior interesse por ameixa, laranja, limão, melão, melancia, meloa, morango, nectarina e pêssego. Início da campanha de comercialização da maçã “Starking” e da pêra “Rocha”.
Fim da campanha de comercialização da maçã “Fuji”. Verificou-se uma ligeira subida de 10% nas cotações da ameixa “Fortune” e pêssego “Polpa Amarela” A (67-73) comercializado em caixa, devido à melhor qualidade dos produtos. Com o início da nova campanha de comercialização de maçã “Starking”, as cotações subiram para o calibre 70-75 em 29%, calibre 75-80 em 28% e calibre 65-70 em 25%.
Uma maior oferta desvalorizou as cotações para a uva “Vitória” em 48%, figo “Lampo” branco/preto 26%, morango categoria I grado 20%, melão “Branco Espanhol” 17%, uva “Cardinal” 15%, limão comercializado em saco e meloa “Gália” 13%. Quanto aos produtos importados terminou a campanha de comercialização da cereja de Espanha e melancia “Crimsonsweet” de Marrocos. Subida da cotação para a banana de Angola e descida para o melão “Branco Espanhol” e meloa “Gália” de Espanha, kiwi “Hayward” e uva “Rosada” do Chile.
Mercado Abastecedor do Porto (MAP) – manteve-se bem abastecido na generalidade dos produtos cotados de modo a garantir o seu normal funcionamento. Com uma procura que se manteve pouco animada, registou-se maior interesse por ameixa, banana, figo, laranja, maçã, melão branco, melancia, meloa “Gália”, morango, pêra e uva. Teve início a campanha de comercialização da uva “Moscatel” e do figo “Vindimo” branco/preto.
Verificou-se uma descida das cotações para a pêra “Morettini” em 20% e “D. Joaquina” 10%, devido a um aumento da oferta. Quanto aos produtos importados terminou a campanha de comercialização da melancia “Crimsonsweet” de Marrocos. Verificou-se uma subida da cotação para o ananás categoria I A (16-14) da Costa Rica. Descida para a nectarina e pêssego “Polpa Amarela” categoria I A (67-73) de Espanha e uva “Branca” caixa de Itália.
Mercado Abastecedor de Coimbra (MAC) – manteve-se bem abastecido na generalidade dos produtos cotados de modo a garantir o seu normal abastecimento. Teve início a nova campanha de comercialização da maçã “Royal Gala” com uma subida das cotações para o calibre 75-80 em 39%, calibre 65-70 em 29%, calibre 70-75 em 25% e calibre >80 em 20%.
Ligeira subida da cotação da ameixa “Rainha Claúdia” em 10%, devido à menor oferta, pouca produção. Descida da cotação para a ameixa “Presidente” em 23%, devido a um aumento da oferta. Uma maior oferta e qualidade inferior, desvalorizaram as cotações da uva “Cardinal” em 12% e melão “Branco Espanhol” 10%. Quanto aos produtos importados, teve início a campanha de comercialização da manga categoria I B (351-550) e pêra “Limonera” de Espanha. Terminou para o ananás categoria I B (14-12) da Costa Rica e cereja de Espanha.
Frutos Secos e Secados
Mercados de produção
No Alentejo, na área de mercado Alentejo Litoral, a oferta de pinhão nacional foi fraca, cotações sem alteração.
No Algarve, a alfarroba continua a apresentar boa qualidade. As cotações estão estáveis. A amêndoa tem concorrência de produto do Norte e do Alentejo, cotações estáveis.
Pode ler a análise completa do SIMA aqui.
Todas as cotações aqui.
Agricultura e Mar