Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas
Frutos Frescos
Mercados de produção
Na região Trás-os-Montes, área de mercado Bragança, verificou-se uma subida nas cotações da castanha “Judia” e “Longal” em 14% e 13% respectivamente, produto apresentou boa qualidade. Apesar da oferta ter vindo a aumentar, também se verificou aumento da procura devido às festividades e feiras. Na área de mercado Chaves, teve início a campanha de produção e comercialização da castanha “Judia”.
Na região da Beira Litoral, área de mercado Beira Litoral, terminou a campanha de produção e comercialização da framboesa.
No Ribatejo e Oeste, área de mercado Oeste, terminou a campanha de produção e comercialização da ameixa “Angeleno”.
Na área de mercado Ribatejo, chegou ao fim a campanha de produção e comercialização da uva “Palieri”.
No Alentejo, área de mercado Portalegre, a procura de castanha aumentou e a cotação teve uma subida para a “Martainha” em 45%.
No Algarve teve início a campanha de produção e comercialização do morango e terminou para a uva “Cardinal” e “Dona Maria”.
Mercados abastecedores
Mercado Abastecedor de Lisboa (MARL) – manteve-se bem abastecido na generalidade dos produtos cotados, de modo a garantir o seu normal abastecimento. Maior interesse por abacate, banana, castanha, laranja, maçã, melão, morango, pêra e uva. A subida da cotação mais significativa foi do abacate “Bacon” do Algarve comercializado em tabuleiro em 33%, devido a uma melhor qualidade. Quanto aos produtos importados, subida das cotações para a uva “Branca” de Itália, melão “Tipo Pele de Sapo” e uva “Rosada” de Espanha. Descida para o abacate de África do Sul.
Mercado Abastecedor do Porto (MAP) – manteve-se bem abastecido na generalidade dos produtos cotados de modo a garantir o seu normal funcionamento. Com uma procura que continuou pouco animada, registou-se maior interesse por banana, castanha, clementina, laranja, maçã, morango e pêra. Verificou-se uma descida nas cotações da clementina categoria II calibre 2 e 3 (54-69) comercializada em caixa, diospiro “Tipo Mole” categoria II tamanho grado comercializado em tabuleiro e morango categoria I grado comercializado em caixa em 14%, devido a um aumento da oferta. Quantos aos produtos importados, terminou a campanha de comercialização do melão “Tipo Pele de Sapo” Espanha. Descida das cotações para a clementina e anona de Espanha.
Mercado Abastecedor de Coimbra (MAC) – manteve-se bem abastecido na generalidade dos produtos cotados de modo a garantir o seu normal abastecimento. As cotações não tiveram alterações significativas. Quantos aos produtos importados, teve início a campanha de comercialização da laranja de África do Sul. Subida da cotação para a uva “Branca” de Itália e descida para a clementina de Espanha.
Frutos Secos e Secados
Mercados de produção
Em Trás-os-Montes, área de mercado Douro, verificou-se um aumento substancial do volume de transacções de amêndoa. Cotações sem alteração. Na área de mercado Mirandela, a cotação do figo seco não teve alteração. Produto apresenta boa qualidade. Concorrência de produto de Espanha.
Na área de mercado Bragança, a campanha de apanha da noz está a chegar ao fim. Com o tempo mais seco a secagem da noz melhorou significativamente. Oferta e procura média/alta, produto de excelente qualidade. A cotação não teve alteração significativa.
Na Beira Litoral, área de mercado Viseu, a oferta continuou baixa. Cotações sem alteração. As condições climatéricas não foram propicias ao desenvolvimento do fruto e a produção foi fraca.
No Alentejo, na área de mercado Alentejo Litoral, a procura de pinhão nacional foi fraca. Cotações sem alteração.
No Algarve, a alfarroba continua a apresentar boa qualidade. As cotações estão estáveis. A amêndoa tem concorrência de produto do Norte e do Alentejo, cotações estáveis.
Pode ler a análise completa do SIMA aqui.
Todas as cotações aqui.
Agricultura e Mar