Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas
Frutos Frescos
Mercados de produção
Na região Trás-os-Montes, área de mercado Bragança, teve início a campanha de produção e comercialização da castanha “Judia” e “Longal”. A cotação da castanha de variedades temporãs teve uma subida em 25%, a colheita atingiu o pico da apanha, mas procura aumentou devido às festividades e feiras. O produto apresentou boa qualidade.
Na região da Beira Interior, área de mercado Cova da Beira, não se verificaram transacções de ameixa nos operadores acompanhados.
Na área de mercado “Guarda” verificou-se um aumento da oferta com desvalorização das cotações da castanha “Martainha” à saída de produção (SP) saco 10-20 kg em 23% e “Longal” SP saco 10-20 kg em 11%.
No Algarve teve início a campanha de produção e comercialização do diospiro “Tipo Rijo”.
Mercados abastecedores
Mercado Abastecedor de Lisboa (MARL) – manteve-se bem abastecido na generalidade dos produtos cotados, de modo a garantir o seu normal abastecimento. Maior interesse por banana, castanha, laranja, maçã, melão, morango, pera e uva. Teve início a campanha de comercialização do abacate “Bacon” e da tangera. Terminou para o melão “Branco Espanhol”. Verificou-se uma descida da cotação do limão categoria II calibre 3 (63-72) comercializado em saco em 14%, devido a um aumento da oferta e redução da procura. A qualidade inferior, relativamente à semana anterior, desvalorizou ligeiramente a cotação da uva “Red Globe” em 10%. Quanto aos produtos importados teve início a campanha de comercialização da meloa “Gália” e melão do Brasil e uva “Branca” de Itália. Terminou a campanha de comercialização para a melancia “Sugar Baby”, nectarina “Polpa Amarela” e pêssego “Polpa Amarela” de Espanha. Subida das cotações para o melão “Tipo Pele de Sapo” e uva “Branca” de Espanha.
Mercado Abastecedor do Porto (MAP) – manteve-se bem abastecido na generalidade dos produtos cotados de modo a garantir o seu normal funcionamento. Com uma procura que continuou pouco animada, registou-se maior interesse por banana, castanha, clementina, laranja, maçã, morango e pera. Teve início a campanha de comercialização do abacate ”Bacon”. Verificou-se uma subida na cotação do morango categoria I tamanho grado comercializado em caixa em 38%, devido a uma diminuição da oferta. Quantos aos produtos importados, terminou a campanha de comercialização da nectarina “Polpa Amarela” e pêssego “Polpa Amarela” de Espanha. Subida das cotações para a meloa “Gália” e papaia do Brasil.
Mercado Abastecedor de Coimbra (MAC) – manteve-se bem abastecido na generalidade dos produtos cotados de modo a garantir o seu normal abastecimento. Teve início a campanha de comercialização do kiwi “Hayward” e da romã. Terminou a campanha de comercialização da uva “Moscatel”. Verificou-se um aumento da procura e da oferta e as cotações subiram para a castanha categoria II tamanho grado saco 5 kg em 17%. Uma maior oferta, com muito produto no mercado, desvalorizou as cotações da maçã “Fuji” categoria II calibre 70-75 em 21%, 75-80 em 20%, >80 em 19% e 65-70 em 10%. As cotações desceram para o limão comercializado em caixa e em saco em 19% e 17% respetivamente, devido a uma maior oferta e menor procura, consumo diminuiu. Um aumento da oferta com procura fraca desvalorizou a cotação da clementina categoria II calibre 2 e 3 (54-69) em 13%. Quantos aos produtos importados, teve início a campanha de comercialização do melão do Brasil e terminou para a ameixa amarela de Espanha. Descida das cotações para o limão e diospiro de Espanha e uva “Branca” de Itália.
Frutos Secos e Secados
Mercados de produção
Em Trás-os-Montes, área de mercado Douro, verificou-se um aumento substancial do volume de transacções de amêndoa. Cotações sem alteração. Na área de mercado Mirandela, a cotação do figo seco não teve alteração. Produto apresenta boa qualidade. Concorrência de produto de Espanha.
Na área de mercado Bragança, a campanha de apanha e secagem da noz decorre com alguma dificuldade, devido as condições meteorológicas. O produto está muito molhado, existe muita dificuldade na secagem. Oferta baixa e procura alta, produto de excelente qualidade. A cotação teve uma ligeira descida em 10% que se deveu ao estado de conservação do produto na hora da comercialização.
Na Beira Litoral, área de mercado Viseu, a cotação da avelã teve uma subida para a avelã vulgar e grada em 20% e 14% respectivamente, devido a uma oferta baixa. As condições climatéricas não foram propicias ao desenvolvimento do fruto e a produção foi fraca.
No Alentejo, na área de mercado Alentejo Litoral, a procura de pinhão nacional foi fraca, revisão das cotações mínima e máxima.
No Algarve, a alfarroba continua a apresentar boa qualidade. As cotações estão estáveis. A amêndoa tem concorrência de produto do Norte e do Alentejo, cotações estáveis.
Pode ler a análise completa do SIMA aqui.
Todas as cotações aqui.
Agricultura e Mar