Início / Agricultura / Cotações – Fruticultura – Informação Semanal – 1 a 7 Julho 2024

Cotações – Fruticultura – Informação Semanal – 1 a 7 Julho 2024

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Frutos Frescos

Mercados de produção

Em Trás-os-Montes, área de mercado Douro Sul, a oferta de cereja de Espanha fez diminuir a procura de cereja nacional e a cotação teve uma descida para a cereja “De Saco do Douro” em 17%. Uma oferta baixa, stoks baixos na região e a saída de algum produto para a América do Sul, fizeram subir as cotações para a maçã “Golden Delicious” categoria I calibre >80 em 11%, “Royal Gala” categoria I calibre 75-80 em 10%, “Royal Gala” categoria II calibre 70-75 em 27%, > 80 em 12% e 65-70 em 10%. Na área de mercado Vilariça verificou-se uma descida nas cotações do pêssego “Polpa amarela” (SP) categoria II C (56-61) caixa em 25% e B (61-67) caixa em 17%, devido a uma maior oferta e concorrência de produto de Espanha.

Na Beira Litoral, área de mercado Beira Litoral, teve início a campanha de produção e comercialização do maracujá roxo. A cotação teve uma descida para o mirtilo categoria II cuvete 125g em 11%, devido a uma menor oferta e procura baixa. O escoamento de produto regional teve dificuldades causadas pela redução de transacções internacionais. Foram feitos pequenos ajustes na cotação mais frequente.

Na área de mercado Litoral Centro, uma diminuição da oferta fez subir ligeiramente as cotações do morango grado caixa em 11%, grado cuvete 500g e médio caixa em 10%.

Na área de mercado Viseu, a maçã teve maior procura para o mercado externo e cotação valorizou para a “Royal Gala” categoria I calibre 60-65 em 18% e calibre 65-70 em 11%.

Na Beira Interior, área de mercado Cova da Beira, a precipitação ocorrida no final do mês de Junho estragou muito produto e antecipou o final da campanha da cereja com uma diminuição acentuada na quantidade e na qualidade. A cotação da cereja categoria I calibre >28 valorizou em 11%. A oferta de pêssego “Polpa Amarela” aumentou, mas a qualidade diminuiu assim como o poder de conservação, devido à chuva. As cotações tiveram uma descida para o pêssego “Polpa Amarela” categoria II B (61-67) em 45% e A (67-73) tabuleiro em 23%.

Na região Ribatejo e Oeste, área de mercado Oeste, teve início a campanha de produção e comercialização da ameixa “Tipo Black”, damasco e pêssego “Polpa Branca”. Verificou-se uma subida na cotação do figo “Lampo Preto” em 19%, devido a uma diminuição da oferta em consequência de se ter estragado muito figo com a chuva e também a uma maior procura. A cotação do pêssego “Polpa Amarela” categoria II A (67-73) teve uma descida em 17% por aumento da oferta.

No Alentejo, área de mercado Portalegre, terminou a campanha de produção e comercialização da cereja “Summit”.

No Algarve, teve início a campanha de produção e comercialização da uva “Vitória” e terminou a campanha de produção e comercialização da nectarina e pêssego “Polpa Amarela” calibre A (67-73). Uma diminuição da oferta valorizou as cotações do limão à saída de produção (SP) categoria II calibre 5 (53-62) saco em 40% e à saída de estação (SE) categoria II calibre 3 (63-72) caixa em 17%. A oferta de laranja “Barnfield”, “Lane Late” e “Rhode” categoria II calibres 4, 5 e 6 (70-88) está a acabar e as cotações tiveram uma descida em 19%.

Mercados abastecedores

Mercado Abastecedor de Lisboa (MARL) – manteve-se bem abastecido na generalidade dos produtos cotados de modo a garantir o seu normal abastecimento. Verificou-se um maior interesse por cereja, figo, laranja, limão, melão, melancia e morango. Início da campanha de comercialização da ameixa “Fortune” e pêssego” Polpa Amarela “categoria II AAA (80-90). Terminou para a clementina, maçã “Reineta Parda” e pêra “Rocha”. Verificou-se uma subida nas cotações do limão em 20%, devido a uma maior procura e do morango categoria I grado comercializado em caixa 12%, devido a uma diminuição da oferta. Um aumento da oferta desvalorizou as cotações para o melão “Branco Espanhol” em 20% e meloa “Gália” 15%. Quanto aos produtos importados teve início a campanha de comercialização da uva “Rosada” de Espanha e terminou para a clementina de Espanha e uva “Branca” do Chile. Subida da cotação para a uva “Branca” de Itália. Descida para o kiwi “Hayward” do Chile, manga I A (200-350g) do Brasil, meloa “Gália”, melão “Tipo Pele de Sapo”, pêssego e nectarina “Polpa Amarela” I A 867-73) de Espanha.

Mercado Abastecedor do Porto (MAP) – manteve-se bem abastecido na generalidade dos produtos cotados de modo a garantir o seu normal funcionamento. Com uma procura que continuou pouco animada, registou-se maior interesse pela banana, clementina, figo, kiwi, laranja, maçã, melão branco, melancia, meloa “Gália”, morango, pêra e tangerina. Teve início a campanha de comercialização da melancia “Sugar Baby” e da pêra “D. Joaquina”. Terminou a campanha de comercialização da tangerina “Encore” e “Ortanique”. As cotações tiveram uma subida para a cereja categoria II tamanho médio/pequeno comercializada em caixa em 12% e laranja “Valencia Late” categoria II calibre 7 e 8 (64-74) comercializada em caixa em 10%, devido a uma menor oferta. A cotação do melão “Branco Espanhol” categoria II médio palote teve uma descida em 38%, devido a uma maior oferta. Quanto aos produtos importados teve início a campanha de comercialização do kiwi “Hayward” do Chile, melancia “Crimsonsweet”, uva “Branca” e “Preta”de Espanha. Descida das cotações para o melão “Branco Espanhol” e ameixa vermelha de Espanha e uva “Branca” de Itália.

Mercado Abastecedor de Coimbra (MAC) – manteve-se bem abastecido na generalidade dos produtos cotados de modo a garantir o seu normal abastecimento. Teve início a campanha de comercialização da ameixa “Fortune”, pêra “D. Joaquina”, “Limonera” e “Morettini”. Verificou-se uma subida na cotação do morango categoria I tamanho grado comercializado em caixa em 21% e cereja categoria II médio/pequeno também comercializada em caixa em 13%, devido a uma diminuição da oferta. Um aumento da oferta com diminuição da procura, desvalorizou as cotações da melancia “Crimsonsweet” e “Sugar Baby” tamanho grado/médio palote em 20% e melão “Branco Espanhol” categoria II médio palote 17%.

Quanto aos produtos importados, terminou a campanha de comercialização para a melancia “Crimsonsweet” de Marrocos e pêra “Conference” Espanha. Descida das cotações para a ameixa amarela, melancia “Crimsonsweet” e “Sugar Baby”, melão “Branco Espanhol” e “Tipo Pele de Sapo” de Espanha e ananás I B (14×12) da Costa Rica.

Frutos Secos e Secados

Mercados de produção

No Alentejo, na área de mercado Alentejo Litoral, a oferta de pinhão nacional foi fraca, foi feita revisão das cotações e a cotação teve uma descida de 23%.

No Algarve, a alfarroba continua a apresentar boa qualidade. As cotações não tiveram alteração. A amêndoa tem concorrência de produto do Norte e do Alentejo, cotações estáveis.

Pode ler a análise completa do SIMA aqui.

Todas as cotações aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Projecto NovaTerra leva a Moura debate sobre integração de práticas sustentáveis em vinhas e olivais

Partilhar              O 2º workshop do projecto NovaTerra, com o tema “Uma abordagem integrativa para uma viticultura …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.