Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas
Aves
As cotações médias nacionais do frango, vivo (de 1,8 Kg), -9 cêntimos / Kg e abatido (65% – de 1100 a 1300 g), -3 cêntimos / Kg, sofreram um decréscimo em relação à semana anterior. Estabilidade do peru, vivo (de 14 a 15 Kg) e abatido (80% – 5,7 a 9,8 Kg).
Na região Centro a oferta de frango foi muito abundante e a procura relativamente animada nas duas áreas de mercado, Dão-Lafões e Litoral Centro. O consumo voltou a baixar em relação à semana anterior, o que é normal na última semana do mês. A oferta de frango das classes de peso mais elevadas é excedentária, nomeadamente no Litoral Centro. Nesta área, a exportação mantém-se, mas o ritmo é lento. Em Dão-Lafões deu-se uma descida do frango vivo e do frango abatido das classes de peso de 1100-1300 g e de >1300 g; o frango de 700-900 g baixou no Litoral Centro, -5 a -10 cêntimos / Kg. Estabilidade de cotações do frango do campo e do peru abatido em Dão-Lafões. No que se refere às galinhas vivas, deu-se um decréscimo da cot. mín. das pesadas no Litoral Centro (-3 cêntimos / Kg).
Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta de frango foi relativamente fraca e a procura relativamente animada. Descida do frango vivo (-8 cêntimos / Kg) e subida das galinhas vivas pesadas (+12 cêntimos / Kg).
Ovos
Na semana em análise as cotações médias nacionais dos ovos, quer na produção (ovo a peso de 60-68 g), +6 cêntimos / Kg, quer classificados e embalados em ovotermo das classes de peso M e L, +4 cêntimos / dúzia, subiram em relação à semana anterior.
Na região Centro a oferta de ovo foi abundante e a procura muito animada nas duas áreas de mercado analisadas, Dão-Lafões e Litoral Centro. A procura voltou a melhorar em relação à semana anterior. Decorrem exportações no Litoral Centro. Os preços nacionais subiram acompanhado o acréscimo a nível europeu. Subida das cotações dos ovos na produção, +3 cêntimos / Kg em Dão-Lafões e +8 cêntimos / Kg no Litoral Centro e dos ovos classificados, em cartão e ovotermo, de todas as classes de peso no Litoral Centro, +5 cêntimos / dúzia.
Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta e a procura de ovo foram médias. As cotações pautaram-se pela subida generalizada, +5 cêntimos / Kg para os ovos a peso e +5 cêntimos / dúzia para os ovos classificados, em cartão e ovotermo (exceto os ovos XL em cartão, que aumentaram +2 cêntimos / dúzia).
Agricultura e Mar Actual