Início / Agricultura / Capoulas anuncia apoio de 20 milhões de euros para inovação na agricultura

Capoulas anuncia apoio de 20 milhões de euros para inovação na agricultura

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, preside amanhã, 3 de Outubro, à sessão “Competitividade e Sustentabilidade no Complexo Agro-Florestal – Apresentação dos Grupos Operacionais”. E anuncia mais de 20 milhões de euros de apoio à inovação na agricultura.

A sessão terá lugar no auditório do IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera, em Algés, com início pelas 15 horas, tem como objectivo assinalar o momento do arranque da execução dos 75 projectos aprovados, dando conhecimento público do trabalho que será realizado e que tem como destinatários os produtores nacionais.

“Trata-se de investimento público que será colocado ao serviço da agricultura e dos agentes que vão contribuir, com investigação e conhecimento, para melhorar a qualidade dos produtos e inovar na produção”, salienta uma nota de imprensa do Ministério liderado por Capoulas Santos.

O objectivo desta iniciativa é a promoção da inovação tecnológica aplicada à resolução de problemas do sector ou a aplicação da inovação e do conhecimento no aproveitamento de novas oportunidades no âmbito do complexo agroflorestal, aumentado a competitividade e a eficiência na utilização dos recursos, promovendo o desenvolvimento territorial integrado.

Parcerias entre ensino e empresas

Os 75 Grupos Operacionais, apoiados com mais de 20 milhões de euros pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural para desenvolver projectos de inovação na agricultura, são parcerias constituídas por empresas, designadamente agrícolas e agro-industriais, por centros de investigação e por instituições de Ensino Superior.

Das 177 candidaturas apresentadas, envolvendo 1.475 parceiros, representando todas as fileiras do sector, foram aprovados 75 projectos, envolvendo 654 parceiros. O investimento total em investigação e inovação ultrapassa os 32 milhões, dos quais 20,425 milhões de euros serão financiados através do Programa de Desenvolvimento Rural PDR 2020.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.