Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas
Aves
Na semana em análise as cotações médias nacionais do frango vivo (de 1,8 kg), do frango abatido (65% – de 1100 a 1300 g), do peru vivo (de 14 a 15 kg) e do peru abatido (80% – de 5,7 a 9,8 kg) mantiveram-se estáveis em relação à semana anterior.
Na região da Beira Litoral, na área de mercado da Beira Litoral, a oferta de frango foi relativamente abundante e a procura foi animada. A procura manteve-se em relação à semana passada, sendo normal para a época.
A oferta de frango grande não é suficiente para o abastecimento do mercado, pelo que se regista a entrada de partes de frango do mercado externo, o mesmo acontecendo com as peças de peru.
As cotações não registaram quaisquer alterações em relação à semana passada, com exceção apenas das galinhas vivas semipesadas, que apresentaram um acréscimo (+5 cêntimos / kg), o que está relacionado com a escassa oferta devido à proximidade da Páscoa.
Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta de frango foi relativamente abundante e a procura relativamente animada. Completa estabilidade de cotações, quer no mercado de produção, quer no mercado grossista.
Ovos
Na semana em análise as cotações médias nacionais dos ovos de gaiola na produção (ovo a peso de 60 a 68 g) e classificados e embalados (ovotermo) das classes de peso L e M apresentaram um ligeiro acréscimo em relação à semana anterior, respetivamente +2 cêntimos / kg e +2 cêntimos / dúzia.
Na Beira Litoral a oferta foi média na área de mercado do Litoral Centro e relativamente abundante em Dão-Lafões; a procura foi média no Litoral Centro e foi relativamente animada em Dão-Lafões. Subida generalizada das cotações dos ovos de gaiola em Dão-Lafões, na produção (+5 cêntimos / kg) e classificados em cartão e ovotermo das classes de peso S, M e L (+5 cêntimos / dúzia) e XL (+10 cêntimos / dúzia). Na área de mercado da Beira Litoral, os ovos de solo e de ar livre classificados mantiveram-se estáveis; a oferta foi média e a procura relativamente fraca.
No Ribatejo e Oeste a oferta e a procura foram médias e equilibradas. Estabilidade de cotações dos ovos de gaiola na produção e classificados de todas as classes de peso e também dos ovos de solo e de ar livre classificados.
Nota: Iniciou-se na semana 04 de 2021 a recolha de cotações dos ovos de solo (classes de peso M e L) e dos ovos de ar livre (classe M/L), pelo que os ovos que se acompanhavam até esta altura passaram a designar-se ovos de gaiola. As áreas de mercado para os novos produtos são Beira Litoral Gr. e Ribatejo e Oeste Gr.
Pode ler a análise completa do SIMA aqui.
Todas as cotações aqui.
Agricultura e Mar