Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas
Aves
Na semana em análise registou-se um novo aumento da cotação média nacional do frango abatido (65% – de 1100 a 1300 g) em relação à semana anterior, pela 5ª semana consecutiva (+5 cêntimos / kg). Subida das cotações médias nacionais do frango vivo (de 1,8 kg) e do peru abatido (80% – de 5,7 a 9,8 kg), respectivamente +10 e +15 cêntimos / kg.
Beira Litoral
Na região da Beira Litoral, na área de mercado da Beira Litoral, a oferta e a procura de frango foram médias. A procura baixou um pouco nas duas últimas semanas, apresentando-se a relação oferta- procura equilibrada.
As subidas de cotações reflectem essencialmente os aumentos dos factores de produção. Subida das cotações do frango abatido de 700-900 e 900-1100 g (+10 cêntimos / kg), do peru abatido (+10 cêntimos / kg), do peito de peru (+60 cêntimos / kg) e das galinhas vivas pesadas (+5 cêntimos / kg).
Ribatejo e Oeste
Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta foi relativamente abundante e a procura relativamente animada. Subida de cotações do frango vivo (+10 cêntimos / kg), do frango abatido de todas as classes de peso (+10 cêntimos / kg, excepto para a classe de 700-900 g que sobe +20 cêntimos / kg), da perna de frango (+5 cêntimos / kg), do peito de frango (+30 cêntimos / kg), do peru abatido (+20 cêntimos / kg) e do peito de peru (+60 cêntimos / kg).
Notas: 1) A partir da semana 01 de 2020 as 2 Áreas de Mercado da Região da Beira Litoral – Dão-Lafões e Litoral Centro fundiram-se, dando origem à Área de Mercado da Beira Litoral. O mesmo aconteceu para as Áreas de Mercado de Dão-Lafões Gr. e Litoral Centro Gr., de cuja fusão resultou a Área de Mercado da Beira Litoral Gr.; 2) Iniciou-se na semana 01 de 2020 a recolha de cotações da perna e peito de peru; 3) Iniciou-se na semana 01 de 2021 a recolha de cotações da perna e peito de frango.
Ovos
Na semana em análise as cotações médias nacionais dos ovos classificados e embalados em ovotermo das classes de peso M e L voltaram a subir em relação à semana anterior, pela 8ª semana consecutiva (+5 cêntimos / dúzia). O ovo na produção (ovo a peso de 60 a 68 g) também sobe pela 4ª semana consecutiva (+5 cêntimos / kg).
Na região da Beira Litoral a oferta de ovo foi relativamente abundante na área de mercado de Dão-Lafões e média no Litoral Centro. A procura foi animada em Dão-Lafões e muito animada no Litoral Centro.
A procura para exportação com destino a outros países da Europa foi animada, face à diminuição da oferta em virtude da guerra e da gripe aviária. A alta dos preços deve-se à falta de ovo no mercado e à subida dos factores de produção.
Acréscimo generalizado das cotações dos ovos de gaiola, na produção e classificados, em cartão e ovotermo, nas duas áreas, +5 cêntimos no Litoral Centro e +10 cêntimos em Dão-Lafões. A oferta de ovos classificados de solo e de ar livre foi média e a procura animada. No que se refere às cotações, deu-se uma subida das cot. mín. (+10 cêntimos / dúzia).
Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta de ovo foi média e a procura relativamente animada. Acréscimo das cotações mín. dos ovos de gaiola classificados, em cartão e ovotermo, de todas as classes de peso (+10 cêntimos / dúzia).
Nota: Iniciou-se na semana 04 de 2021 a recolha de cotações dos ovos de solo (classes de peso M e L) e dos ovos de ar livre (classe M/L),pelo que os ovos que se acompanhavam até esta altura passaram a designar-se ovos de gaiola. As áreas de mercado para os novos produtos são Beira Litoral Gr. e Ribatejo e Oeste Gr.
Todas as cotações aqui.
Agricultura e Mar