Início / Agricultura / Cotações – Aves e Ovos – Informação Semanal – 22 a 28 Fevereiro 2016

Cotações – Aves e Ovos – Informação Semanal – 22 a 28 Fevereiro 2016

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

As cotações médias nacionais dos ovos, quer à produção, quer classificados e embalados em ovotermo das classes de peso M e L, subiram em relação à semana anterior.

Conjuntura Semanal – Aves

Após a redução generalizada de cotações verificada na passada semana, deu-se uma ligeira recuperação da cotação média nacional do frango abatido (65% – de 1100 a 1300 g), +3 cêntimos/Kg. O frango vivo (de 1,8 Kg) e o peru, vivo (de 14-15 Kg) e abatido (80% – de 5,7 a 9,8 Kg), mantiveram-se estáveis em relação à semana anterior.

Na região Centro a oferta de frango foi abundante na área de mercado do Litoral Centro e relativamente abundante em Dão-Lafões; a procura foi média nas duas áreas de mercado, tendo apresentado uma ligeira melhoria em relação à semana anterior, apesar disso a oferta continua excedentária. Relativamente às cotações do frango, em Dão-Lafões deu-se uma subida do frango abatido da classe de peso de 1100-1300 g (+10 cêntimos/Kg) e de >1300 g (+15 cêntimos/Kg); na classe de 900-1100 g baixaram as cot. mín. e máx., -10 e -20 cêntimos/Kg, respetivamente.

A cot. mín. do frango vivo em Dão-Lafões aumentou +20 cêntimos/Kg. Estabilidade do frango do campo e do peru abatido em Dão-Lafões. No que se refere às galinhas vivas, deu-se um acréscimo das cot. mín. e máx. das semi-pesadas no Litoral Centro (+5 cêntimos/Kg).

Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta de frango foi média e a procura foi relativamente fraca. Estabilidade de cotações do frango e do peru, vivos e abatidos e ainda das galinhas vivas, pesadas e semi-pesadas.

cotaçoes aves 28 fev 2016

Conjuntura semanal – Ovos

As cotações médias nacionais dos ovos, quer à produção (ovo a peso de 60-68 g), +2 cêntimos/Kg, quer classificados e embalados em ovotermo das classes de peso M e L, +1 cêntimo/dúzia (em ambos os casos), subiram em relação à semana anterior.

Na região Centro a oferta de ovo foi média nas duas áreas de mercado; a procura foi média em Dão-Lafões e relativamente fraca no Litoral Centro, tendo baixado em relação à semana anterior nesta última área. De referir algumas faltas pontuais de ovos das classes S, M e XL em Dão-Lafões e S e M no Litoral Centro. No que se refere às cotações, registou-se um acréscimo do ovo na produção (+5 cêntimos / Kg) em Dão-Lafões e dos ovos classificados (cartão e ovotermo) de todas as classes de peso, S, M, L e XL, no Litoral Centro (+2 cêntimos/dúzia).

Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta de ovo foi abundante e a procura foi média, mantendo-se a oferta superior à procura. Descida das cotações mín. dos ovos classificados (cartão e ovotermo) da classe de peso XL, mín. e máx. dos ovos das classes M e L e mín, máx. e +freq. da classe S, -5 cêntimos/dúzia, em todos os casos.

cotaçoes ovos 28 fev 2016

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.